Elevador da Boca do Vento em Almada voltou hoje a funcionar
- 16/02/2026
O elevador, que segundo a Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, esteve encerrado para obras de requalificação, é utilizado por visitantes, turistas e clientes de restaurantes situados na zona ribeirinha, bem como pelos cerca de 28 moradores do bairro de Olho de Boi.
Os moradores d baiorro estão desde há alguns dias praticamente isolados, depois de um deslizamento de terras na arriba ter bloqueado a única estrada de acesso às casas.
A única opção para aceder ao bairro era, por isso, uma escadaria com cerca de 210 degraus, já que o caminho pedonal do ginjal, requalificado recentemente, também sofreu estragos com o mau tempo.
O Bairro do Olho de Boi é uma zona situada na frente ribeirinha de Almada, entre a Fonte da Pipa/Jardim da Boca do Vento e a Quinta da Arealva, e está historicamente associado à Companhia Portuguesa de Pescas (CPP).
Dezasseis pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo foram as mais afetadas.
A situação de calamidade que abrangia os 68 concelhos mais afetados terminou no domingo.
Leia Também: Acessos às praias da Costa da Caparica cortados até abril













