Eleições diretas devem ser "relançamento da iniciativa política do PS"

  • 24/01/2026

Na intervenção de abertura da reunião desta manhã da Comissão Política Nacional do PS, que foi aberta à comunicação social, José Luís Carneiro referiu que os socialistas "devem saber fazer das eleições internas", que deverão realizar-se em meados de março já depois de escolhido o novo Presidente da República, "um momento de relançamento da iniciativa política do PS".

 

"O PS tem de voltar a afirmar-se como a grande e a única alternativa política credível e de confiança para todas e para todos os portugueses. Esse é o espírito com que partiremos para essa eleição", frisou o secretário-geral do PS, que se recandidata à liderança do partido.

O líder do PS manifestou a sua intenção de ver concluído todo o processo eleitoral interno "antes do verão, com eleições para os órgãos nacionais em março e para as concelhias e federações entre maio e junho".

José Luís Carneiro enfatizou a importância de o PS estar "organizado, preparado para o diálogo e para a construção de uma alternativa sólida e credível ao Governo".

"Para sermos aquilo, afinal, que sempre fomos, a grande força motriz das grandes transformações sociais, culturais, económicas e políticas em Portugal. Sim, com orgulho das conquistas dos últimos 50 anos, mas esse legado tem de ser a base para construirmos o nosso futuro coletivo. Sem esquecer a dignidade de cada pessoa", pediu.

Carneiro apelou a todos os democratas e aos que "aspiram a um país mais decente" que "confiem nos valores, nos ideais e na capacidade do PS para os aplicar na vida concretas das pessoas".

"Teremos a humildade democrática para ir ao seu encontro, para a saber ouvir e para fazer o melhor pelo nosso país. O PS quer afirmar-se como um partido progressista, humanista e moderado, um partido de valores, mas também de ação, um partido de soluções para o país e para todos, mesmo para todos os portugueses", declarou.

A Comissão Nacional do PS reúne-se para aprovar a calendarização do XXV Congresso e das eleições diretas para a liderança do partido, estando também prevista uma análise da situação política e uma intervenção aberta do secretário-geral.

A reunião tem na ordem de trabalhos a análise da situação política, a aprovação de vários aspetos do XXV Congresso Nacional do PS, incluindo a eleição da comissão organizadora, por via eletrónica, a definição da data e local - que deverá ser Viseu - e os regulamento das eleições do secretário-geral, dos delegados ao congresso e da quotização.

PS define calendário das diretas em reunião da Comissão Nacional

PS define calendário das diretas em reunião da Comissão Nacional

A Comissão Nacional do PS reúne-se hoje, em Lisboa, para aprovar a calendarização do XXV Congresso e das eleições diretas para a liderança do partido, estando também prevista uma análise da situação política e uma intervenção aberta do secretário-geral.

Lusa | 06:05 - 24/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2925526/eleicoes-diretas-devem-ser-relancamento-da-iniciativa-politica-do-ps#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes