Eis o Alpine para a época de F1 de 2026 (o primeiro sem motor Renault)
- 23/01/2026
A Alpine entra este ano numa nova fase do seu projeto na Fórmula 1, que apresentou oficialmente esta sexta-feira (23 de janeiro). O monolugar será o primeiro da sua história sem motor Renault.
O construtor francês recuou no seu envolvimento com a categoria rainha, pelo que a formação que transporta a sua marca desportiva passa a utilizar unidades motrizes da Mercedes.
É uma mudança que acontece num ano de profundas alterações regulamentares - que deixarão os monolugares e os grupos propulsores radicalmente diferentes daquilo que se viu até 2025.
A apresentação foi ‘sui generis’: aconteceu em Barcelona, a bordo de um navio de cruzeiro - algo inédito. Apesar de o esquema decorativo ter sido atualizado, as cores do carro da Alpine não mudam radicalmente face ao ano passado: junta-se o azul da marca automóvel com o cor-de-rosa identitário da sua principal patrocinadora.
A estabilidade estende-se aos pilotos e à estrutura. Pierre Gasly avança para a quarta temporada na equipa, enquanto Franco Colapinto vai pela primeira vez iniciar uma época de Fórmula 1 - mantendo-se na Alpine, onde chegou em meados do ano passado.
A missão será clara: melhorar consideravelmente os resultados de 2025, quando Gasly foi o melhor da dupla terminando num modesto 18.º lugar (a sua pior classificação final num campeonato que disputou na íntegra).
O irreverente e polémico Flavio Briatore continua a ser o chefe de equipa, com Steve Nielsen a ser diretor de gestão e David Sánchez a ocupar o cargo de diretor técnico executivo.
Em comunicado, Flavio Briatore sublinhou que as alterações regulamentares constituem uma oportunidade: “Estamos a preparar-nos para aquela que será, indubitavelmente, uma época única na história da Fórmula 1. Isto é especialmente verdade para a nossa equipa, já que os novos regulamentos oferecem uma tábua rasa e uma oportunidade fantástica de sermos mais competitivos do que nos últimos anos".
A temporada, recordou, tem sido preparada em colaboração com a Mercedes-AMG na conceção do novo Alpine A526. E ainda descreveu os meses recentes como "particularmente intensos na fábrica de Enstone".
A Alpine foi uma das muitas equipas a apresentar-se esta semana: a Haas revelou a sua decoração, a Audi fez o lançamento oficial da sua estreia na Fórmula 1, antes de a Honda desvendar a sua nova unidade motriz. Foi, depois, a vez de a Mercedes revelar imagens digitais do seu W17. Esta sexta-feira, para além da Alpine, foi conhecido o monolugar da Ferrari. Já na semana passada, a Red Bull e a Racing Bulls apresentaram-se com a Ford.














