Eis a forma correta (e que faz melhor à saúde) de comer couve, diz estudo
- 11/12/2025
É habitual que se coza ou se salteie na frigideira a couve antes de a comer. Até aqui tudo bem, no entanto, sabia que há um ingrediente que pode fazer toda diferença na absorção dos nutrientes?
Segundo a Fox News, pesquisadores da Universidade de Missouri afirmaram que a digestão das pessoas que participaram num estudo revelou uma absorção limitada de vários carotenoides - nutrientes ligados à saúde ocular, cardíaca e imunológica - quando a couve foi cozinhada sem adição de nenhuma gordura alimentar.
A equipa testou a digestão humana da couve em quatro cenários diferentes: crua, cozida, misturada com molho ou tempero após ser cozida ou cozida diretamente com o molho.
As descobertas do estudo, publicadas na revista Food Nutrition, contrariam a ideia de que a couve é mais saudável quando consumida pura e crua.
A couve crua, só por si, apresentou níveis baixos de carotenoides absorvíveis e o aquecimento do vegetal sem adição de gordura reduziu ainda mais esses níveis.
Ora, quando se adicionava um molho à base de óleo aumentava substancialmente a biodisponibilidade dos carotenoides.
"A couve é um vegetal rico em nutrientes que contém carotenoides, incluindo luteína, alfa-caroteno e beta-caroteno, que têm efeitos benéficos para a saúde em geral", revelou Ruojie (Vanessa) Zhang, pesquisadora do estudo.
"O problema é que os nossos corpos têm dificuldade em absorver esses nutrientes, porque eles são lipossolúveis em vez de hidrossolúveis", explica.
Assim, como os nutrientes lipossolúveis necessitam de gordura alimentar para serem absorvidos, combinar a couve com fontes como azeite ou um molho à base de óleo pode aumentar a quantidade que o corpo consegue aproveitar.
Em declarações à Fox News, a nutricionista Nicolette Pace afirmou que a melhor abordagem é "plantas com plantas", isto é, combinar os legumes com gorduras vegetais, como o abacate, azeite, manteiga de amendoim ou linhaça para ajudar na absorção dos nutrientes.
Um estudo anteriormente feito pela Universidade de Iowa também apurou que adicionar óleo às saladas aumentava significativamente a absorção de nutrientes essenciais, enquanto que investigadores da Universidade de Barcelona afirmaram que cozinhar vegetais em azeite extravirgem ajudava a libertar mais compostos benéficos.
Ou seja, o melhor será cozinhar a couve, seja kale, portuguesa, de folhas, ou outra qualquer variedade mais escura, recorrendo ao fiel e velho amigo azeite.














