EI reivindica ataque a mesquita xiita que fez 31 mortos em Islamabade

  • 07/02/2026

O EI indicou que um combatente local "disparou contra os guardas da mesquita que tentavam impedi-lo e, em seguida, detonou o seu colete suicida no meio da congregação", segundo a declaração do grupo armado citada pela organização de investigação antiterrorista especializada na monitorização de 'sites' islâmicos.

 

Uma explosão numa mesquita xiita do Paquistão matou hoje 31 pessoas e provocou, pelo menos, 169 feridos, nos arredores de Islamabade, segundo o balanço mais recente das autoridades locais.

Este é um raro atentado na capital do Paquistão, numa altura em que o Governo, aliado do Ocidente, luta para conter a onda de ataques terroristas em todo o país, noticiou a agência Associated Press (AP).

Imagens da televisão e das redes sociais mostraram polícias e moradores a transportar os feridos para hospitais próximos.

Alguns dos feridos no ataque à extensa mesquita de Khadija Al-Kubra estavam em estado grave.

Embora os ataques não sejam tão frequentes em Islamabade, o Paquistão tem registado um aumento da violência militante nos últimos meses, em grande parte atribuída a grupos separatistas baluchis e aos talibãs paquistaneses, conhecidos como Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), que são um grupo separado, mas aliado aos talibãs do Afeganistão.

Uma filial regional do grupo Estado Islâmico também tem atuado no país.

O ministro da Defesa do Paquistão, Khawaja Mohammad Asif, divulgou na rede social X que as conclusões preliminares sugerem que o bombista suicida se deslocava entre o Paquistão e o Afeganistão.

Asif disse que os seguranças da mesquita tentaram intercetar o suspeito, que abriu fogo sobre eles e depois detonou os seus explosivos entre os fiéis.

O Afeganistão, através do Ministério da Defesa, condenou o ataque à mesquita em Islamabad e defendeu que o ministro da Defesa paquistanês associou o ataque ao Afeganistão de forma "irresponsável".

O Paquistão acusa frequentemente o Afeganistão, onde os talibãs retomaram o poder em Agosto de 2021, durante a retirada das tropas norte-americanas e da NATO após 20 anos de guerra, de abrigar militantes e membros talibãs paquistaneses. Cabul nega a acusação.

O ataque foi também condenado pela comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia. Condolências e condenações foram também expressas por várias embaixadas em Islamabad.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou veementemente o ataque sublinhando que "os responsáveis devem ser identificados e levados à justiça".

Guterres condena veementemente ataque mortal contra mesquita xiita no Paquistão

Guterres condena veementemente ataque mortal contra mesquita xiita no Paquistão

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou veementemente o ataque contra uma mesquita xiita do Paquistão que matou hoje 31 pessoas e provocou, pelo menos, 169 feridos.

Lusa | 23:46 - 06/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2934843/ei-reivindica-ataque-a-mesquita-xiita-que-fez-31-mortos-em-islamabade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes