Egito junta-se a Israel ao aceitar convite de Trump para "Conselho da Paz"

  • 21/01/2026

O chefe de Estado egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, aceitou o convite de Donald Trump para integrar o "Conselho da Paz", que o Presidente norte-americano afirma querer criar para trabalhar na resolução de conflitos em todo o mundo, em competição com as Nações Unidas.

 

O Egito comprometeu-se a cumprir os procedimentos legais e constitucionais necessários, acrescentou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Cairo em comunicado.

Por outro lado, o comunicado oficial do Egito manifestou o apoio à missão do organismo proposto por Donald Trump para pôr fim ao conflito na Faixa de Gaza.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aceitou também hoje o convite do Presidente norte-americano, Donald Trump, para integrar o "Conselho da Paz".

A Noruega não vai participar no "Conselho da Paz" porque o organismo "levanta uma série de questões", referiu hoje o gabinete do Governo de Oslo.

O "Conselho da Paz" foi inicialmente concebido para supervisionar a reconstrução da Faixa de Gaza, devastada por mais de dois anos de guerra entre Israel e o movimento palestiniano Hamas.

A carta apresentada por Donald Trump concede ao próprio, enquanto dirigente máximo do novo órgão, amplos poderes e revela uma iniciativa e um mandato que vão além da questão do território palestiniano: "o de contribuir para a resolução de conflitos armados em todo o mundo".

Argentina, Azerbaijão, Marrocos, Emirados Árabes Unidos, Hungria, Bahrain e Arménia estão entre os países que já aceitaram.

Pelo contrário, a França comunicou "não poder aceitar" o convite nesta fase, indicou na segunda-feira uma fonte próxima do Presidente Emmanuel Macron.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse na terça-feira que recebeu um convite, mas "não prevê" participar ao lado da Rússia.

Donald Trump confirmou na noite de segunda-feira que convidou o homólogo russo, Vladimir Putin, para participar no conselho.

Moscovo respondeu que queria "esclarecer todas as dúvidas" antes de tomar uma decisão.

O Governo britânico disse estar "preocupado" com o convite de Donald Trump dirigido ao Presidente russo, que, segundo Londres, "provou não estar seriamente comprometido com a paz".

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também foi convidada mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.

O governo alemão manifestou a necessidade de coordenar posições com os seus parceiros.

A República Popular da China, depois de confirmar a receção do convite dos Estados Unidos, não se pronunciou, embora tenha declarado hoje através de canais diplomáticos, que "defende firmemente o sistema internacional com as Nações Unidas no centro".

No Canadá, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Anita Anand, disse que o assunto está a ser analisado por Otava mas afastou a obrigatoriedade de pagamento de mil milhões de dólares para aderir ao eventual organismo proposto por Washington.

Leia Também: Conselho da Paz? "A ONU nunca me ajudou com todas as guerras que resolvi"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923387/egito-junta-se-a-israel-ao-aceitar-convite-de-trump-para-conselho-da-paz#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes