Efeito recomeço: O ano só começa (verdadeiramente) depois de fazer isto!
- 02/01/2026
O efeito recomeço, introduzido na literatura de ciências comportamentais pelos autores Dai, Milkman e Riis representa mais do que uma folha em branco. Este fenómeno psicológico consegue assemelhar-se a uma fórmula mágica.
As pesquisas destes autores, citadas pelo Psychology Today demonstram que "temos mais probabilidade de iniciar mudanças comportamentais positivas após determinados marcos temporais", sejam aniversários, feriados ou a passagem de ano.
Parte positiva: se sente que não entrou em 2026 como pretendia, aproveite outra data para assinalar esse momento. Assim, não tem desculpas para dizer que o ano começou mal. Vai sempre a tempo de recomeçar!
Como funciona o efeito recomeço?
Segundo apontam estes especialistas, "estes marcos criam uma sensação de distanciamento psicológico das deceções e fracassos do passado, permitindo que reformulemos e estabeleçamos novas intenções".
Pessoas que utilizam frequentemente o elevador, por se recusarem a subir dois lances de escadas, aparecem equipadas a rigor no ginásio logo no primeiro dia do ano. Se a motivação se mantém ao longo do ano? É provável que não. E tudo porque não deixou o capítulo anterior bem encerrado.
Aproveite esta transição para estabelecer um momento de autorreflexão e definição de novas metas. Uma psicóloga revela ao Time algumas perguntas que deve fazer para conseguir fazer um separador real entre o ano de 2025 e 2026.
Perguntas a que deve responder para encerrar um capítulo
O que lhe trouxe alegria genuína no ano passado? E o que lhe provocou o efeito contrário?
Que pessoas é que lhe acrescentaram algo positivo e quais é que o deixaram esgotado?
Quão equilibrado é o tempo entre trabalho, família, compromissos sociais e descanso? O que precisa de passar a priorizar?
Leia Também: Superstições de Ano Novo que se mantêm no mundo! Qual delas vai testar?
Quando deve dizer mais vezes não? A quê que gostaria de dizer sim?
Quais as suas qualidades positivas que mais reparou ao longo de 2025?
Como pode fazer as pazes com os problemas do ano passado?
O que faria em 2026 se não tivesse medo?
Estratégias práticas para aproveitar o efeito recomeço
Embora o efeito de recomeço seja um impulso inicial de motivação, manter esse impulso exige algum esforço. Para maximizar os benefícios deste fenómeno, os especialistas do Psychology Today sugerem outras estratégias que também pode adotar ao longo do ano.
Estabeleça metas específicas e mensuráveis: Ao invés de resoluções vagas como "exercitar-se mais", defina objetivos claros como "frequentar, pelo menos, três aulas de cycling do ginásio por semana."
Crie micro-pontos de referência: Para manter a motivação ao longo do ano, "divida metas maiores em marcos menores", isto é, trate o início de cada mês como uma oportunidade para melhorar e recalibrar os esforços. Não precisa de mudar de ano para recomeçar.
Imagine o sucesso: Técnicas de imaginação podem fortalecer o compromisso com os objetivos. Imagine-se alcançando alguns objetivos e a aproveitar os benefícios que surgem a partir desse sucesso. Isso poderá "reforçar associações positivas com o esforço necessário", garantem os especialistas.
Construa responsabilidade: Partilhe os objetivos com amigos próximos e família. A responsabilidade social aumenta a probabilidade de cumprimento ao criar incentivos externos para persistir.
Celebre pequenas vitórias: Independentemente da conquista, saiba reconhecê-la e recompense esse progresso. Só a comemoração do seu esforço conseguirá ser suficiente para "manter a motivação e reforçar comportamentos positivos", rematam estes especialistas.














