Edu promete Portugal a "ir até à morte" por inédito tricampeonato

  • 13/01/2026

"Nós os 14 [convocados] temos de ir até à morte a fazer o nosso trabalho, focar-nos com a ambição que temos, de fazer o nosso melhor para aqueles que ficaram em casa também estarem orgulhosos de nós. Por enquanto não se fala nisso [possível tricampeonato europeu], temos de focar-nos no nosso trabalho, temos uma fase de grupos muito complicada, três seleções muito difíceis. Então, temos de ir jogo a jogo e com calma, mas também não vamos dizer que não somos um dos favoritos", afirmou o guarda-redes, em declarações aos jornalistas.

 

Edu protagonizou a ronda de imprensa que antecedeu o segundo treino da equipa das 'quinas', na Arena FPF, na Cidade do Futebol, em Oeiras, numa concentração iniciada no domingo rumo à fase final do Campeonato da Europa, que se disputará na Eslovénia, na Letónia e na Lituânia, e deixou uma palavra de apreço a André Correia, companheiro de posição que acabou preterido na convocatória de Jorge Braz.

"Nós os três tivemos muitos momentos aqui juntos aqui, e mesmo deixando o Correia à parte, o [Diogo] Basílio e o Cristiano também estiveram connosco e isso também faz parte. É verdade que quando uma pessoa olha para a lista, no nosso caso, e vê que um dos nossos ficou de fora, às vezes fica-se um bocado magoado. Ficas feliz por ti, mas também um bocadinho afetado pela outra pessoa que ficou de fora, que é muito difícil", apontou o internacional luso, que atua nos espanhóis do El Pozo Múrcia.

Edu Sousa salientou a qualidade existente nos eleitos do selecionador Jorge Braz e a ambição com que se deparou logo nas primeiras horas de estágio.

"Acho que foi uma lista complicada de fazer, mesmo para ele e para nós, acho que toda a gente tem isso na cabeça e está a trabalhar imenso. A verdade é que só estamos cá há um dia, mas nos dois treinos que fizemos ontem deu para ver a ambição que este grupo já tem, e acho que isso faz parte de um trabalho espetacular que temos vindo a fazer", considerou.

Por fim, Edu, de 29 anos, encarou como natural a responsabilidade que envolve Portugal nesta competição e a pressão que acarreta, mostrando-se ciente de que o conjunto luso será um alvo a abater.

"É normal ter essa pressão. Portugal é bicampeão, todas as seleções querem vencer Portugal agora", salientou.

Ainda em solo nacional, Portugal realizará dois encontros de preparação frente à Bósnia-Herzegovina, na sexta-feira e no domingo, em Porto Salvo e na FPF Arena Portugal, respetivamente, antes de viajar em 21 de janeiro rumo a Ljubljana, na Eslovénia, país onde vai jogar durante toda a competição.

Será a 11.ª participação da formação lusa no torneio continental, em 13 edições, na qual defrontará no Grupo D a Itália, em 24 de janeiro, a Hungria, em 27, e a Polónia, em 29.

Os dois primeiros de cada um dos quatro grupos avança para os quartos de final, a disputar em 31 de janeiro e 01 de fevereiro, enquanto as 'meias' e a final estão marcada para 04 e 07 de fevereiro, respetivamente.

"Não pensamos no facto de sermos bicampeões. A taça é nova e não a temos"

Erick Mendonça, jogador do Barcelona, abordou a pressão e as ausências na convocatória para o Campeonato da Europa de futsal de 2026, onde Portugal irá defender o bicampeonato europeu.

Davide Rodrigues Araújo | 15:34 - 12/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2918839/edu-promete-portugal-a-ir-ate-a-morte-por-inedito-tricampeonato#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes