EDP considera positiva nova taxa de remuneração de redes da ERSE

  • 16/12/2025

 

 

Num comentário enviado à Lusa, Miguel Stilwell d'Andrade disse que o grupo encara "como globalmente positiva a decisão da ERSE, uma vez que não prevê a criação de novo défice tarifário, antevendo, aliás, a sua extinção a prazo".

Segundo o CEO, num "contexto de eficiência, aprova a revisão do enquadramento remuneratório das redes, essencial, tal como a EDP tem defendido, para promover o necessário investimento e modernização desta infraestrutura crítica para a transição energética e descarbonização da economia".

Num comunicado divulgado durante a noite, após a publicação das tarifas e preços para 2026 e dos parâmetros para o período 2026-2029, pela entidade reguladora, a EDP apontou, entre as alterações, que "a taxa de remuneração agora fixada de 6,70%, antes de impostos, representa um aumento face aos 6,33% constantes na proposta de outubro e face à taxa de remuneração de referência do atual período de regulação de 4,70%".

Segundo a EDP, "durante o período regulatório 2026-2029, esta taxa de remuneração poderá variar entre o mínimo de 5,90% e o máximo de 8,90%".

O grupo apontou ainda os "proveitos regulados de 1.252 milhões de euros em 2026 (incluindo ajustamentos de anos anteriores), para a atividade de operação da rede de distribuição", desenvolvida pela sua subsidiária E-Redes, "representando um aumento de 28 milhões de euros face à proposta de outubro (mais 121 milhões de euros face a 2025), essencialmente devido à revisão em alta da taxa de remuneração".

No comunicado, a EDP indicou ainda "proveitos regulados de 47 milhões de euros em 2026 para o comercializador de último recurso (SU Eletricidade), em linha com a proposta de outubro" e um "aumento de 1,0% nas tarifas reguladas de venda a clientes finais em 2026 em Baixa Tensão Normal (BTN), face à média do ano 2025, idêntico ao aumento anunciado em outubro".

De acordo com a EDP, prevê-se que "o montante de défice tarifário do sistema elétrico em Portugal diminua em 2026 para 1.081 milhões de euros, não incorporando a criação de qualquer diferimento adicional, idêntico à proposta de outubro".  

Leia Também: Boavista chega a acordo com credores e evita encerramento

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2905167/edp-considera-positiva-nova-taxa-de-remuneracao-de-redes-publicada-pela-erse#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes