"Economia do ano". "Não ficava mal ao Governo agradecer ao anterior"

  • 09/12/2025

Miguel Prata Roque defendeu, na noite de segunda-feira, na SIC Notícias, que "não ficava mal ao atual Governo agradecer ao anterior Governo" a distinção de "economia do ano" dada pela revista britânica "The Economist" a Portugal.

 

O socialista começou por salientar que esta "é uma excelente notícia" e "todas as boas notícias relativamente à economia portuguesa devem ser de saudar".

No entanto, para Prata Roque, esta distinção "reflete alguma coerência relativamente às políticas públicas dos últimos anos" e não apenas do último ano e oito meses, que Portugal virou à Direita.

"Não ficava mal ao atual Governo também dar uma palavra de agradecimento ao Governo anterior por várias dessas mesmas políticas", disse, explicando que os critérios que foram avaliados foram o PIB e a inflação.

Quanto ao PIB, realçou o jurista, estamos "acima da média europeia porque Portugal tem maior número de população ativa e isso decorre, em grande medida, daquelas políticas que este Governo critica muito, como por exemplo,  40% do setor turístico e da agricultura ter trabalhadores imigrantes".

Já sobre o facto da inflação em Portugal "estar mais controlada do que estar noutros países", Prata Roque defendeu que o nosso país "conseguiu controlar o aumento dos preços por duas vias: por força da não dependência de combustíveis do ponto de vista energético, uma vez que os governos socialistas investiram muito nas renováveis [...], e os travões que o Governo anterior colocou ao imposto sob produtos petrolíferos, que o Governo agora, por pressão da União Europeia (UE) começa a levantar".

Para o antigo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do primeiro Governo de António Costa, o problema é que "o país está melhor" mas há "muitos portugueses que não o estão a sentir".

"Nós não podemos só medir o PIB, é preciso corrigi-lo para saber o que é que cada português, individualmente, consegue beneficiar desse aumento de produtividade. O meu receio é que os ganhos de produtividade não se reprecutam nas pessoas que vivem do seu trabalho e esse é um esforço que todos os governos têm de fazer. Este Governo diz: primeiro é preciso fazer crescer a economia para depois redistribuir. Eu fico à espera dessas mesmas medidas redistributivas", atirou.

Recorde-se que a revista britânica "The Economist" considera que Portugal "é a economia do ano".

Portugal é

Portugal é "economia do ano". Como reagiram Governo e candidatos a Belém?

Portugal é a "economia do ano" de 2025 para a revista britânica "The Economist" - e há reações. O primeiro-ministro, Luís Montenegro, salientou que a distinção se trata de uma "justa aclamação do mérito e do trabalho dos portugueses", enquanto o ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, vincou que o nosso país não passou de "pobre a rico". E os candidatos a Belém, como se posicionaram?

Notícias ao Minuto com Lusa | 21:14 - 08/12/2025

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, salientou que a distinção se trata de uma "justa aclamação do mérito e do trabalho dos portugueses", enquanto o ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, vincou que o nosso país não passou de "pobre a rico".

Leia Também: Portugal é "economia do ano". Como reagiram Governo e candidatos a Belém?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2901459/economia-do-ano-nao-ficava-mal-ao-governo-agradecer-ao-anterior#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes