Eclipse total do Sol de 2026 será visível em Portugal. Saiba quando
- 23/12/2025
O ano de 2025 ainda não acabou mas há quem já esteja de olho em 2026 e em tudo o que o próximo ano tem reservado. É o caso dos aficionados pela astronomia que já têm marcado no calendário o eclipse total do Sol que será visível em Portugal.
Em comunicado, a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica nota que este eclipse total acontecerá no dia 12 de agosto de 2026 mas, no caso do nosso país, só poderá assistir a este fenómeno em toda a sua glória no Parque Natural de Montesinho, em Bragança.
Caso não tenha disponibilidade para se deslocar a Bragança para ver o eclipse total, terá de se contentar com a versão parcial do fenómeno que poderá ser visto no resto do país. No entanto, dada a raridade com que são observados eclipses totais em Portugal, é possível que queira tirar uns dias de férias para ter a oportunidade de o fazer.
De acordo com a Ciência Viva, o último eclipse total que foi observado em Portugal foi em 1912 e o próximo só está previsto para 2144. Por isso, se gostaria de ter a oportunidade de observar o fenómeno, esta poderá ser a sua melhor hipótese.
“Um eclipse total do Sol ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol estão perfeitamente alinhados, e a Lua oculta completamente o disco solar por alguns momentos”, explica em comunicado a Ciência Viva. “Em 2026, durante cerca de 26 segundos, o dia transforma-se em noite no nordeste transmontano. No restante território continental e nas regiões autónomas, o eclipse será parcial, mas, ainda assim, com uma ocultação muito significativa do Sol. O eclipse será visível numa estreita faixa que atravessa o Ártico, Gronelândia, Islândia, Espanha e Portugal”.
Para comemorar este eclipse total do Sol, a Ciência Viva contará com algumas iniciativas para promover o fenómeno e serão partilhadas em janeiro no site oficial criado para o efeito.
Leia Também: NASA celebra 25 anos da Estação Espacial Internacional com visita guiada














