E vão 6. Sporting continua a dominar FC Porto e reforça liderança
- 10/12/2025
O Dragão Arena foi palco, esta quarta-feira, de nova vitória do Sporting sobre o FC Porto, por 36-32, em jogo da jornada 15 da fase regular do campeonato nacional de andebol. Foi a sexta vitória consecutiva dos leões nos Clássicos.
Orri Thorkelsson abriu o marcador para o Sporting. Na fase inicial do encontro, o guarda-redes Diogo Rêma foi obrigado a sair com queixas físicas e o leão adiantou-se no marcador (4-6).
O sueco Sebastian Abrahamsson teve uma boa entrada em jogo, com quatro defesas consecutivas, mas não foi capaz de travar a maior eficácia leonina. Aos 21', o Sporting tinha uma vantagem de quatro golos (12-16).
Pouco depois, aos 25', forte contrariedade para os dragões, com o vermelho direto ao capitão Daymaro Salina. As equipas foram para os balneários com 15-19 a favor dos bicampeões nacionais.
O Sporting voltou com uma postura agressiva para a segunda parte e teve um parcial de 0-4 nos primeiros minutos. O FC Porto sentiu a entrada forte do adversário e teve dificuldades para reentrar na discussão do resultado. O Sporting terminou com uma vantagem de quatro golos, que confirmou o domínio verde e branco.
No Dragão Arena, Antonio Martínez (8) e Rui Silva (8) foram os portistas em maior evidência. Do lado verde e branco, Francisco Costa (12) destacou-se no capítulo individual.
O Sporting aumentou a diferença no topo da tabela classificativa para três pontos - 42 contra 39 do FC Porto.
Reação dos protagonistas
Magnus Andersson, treinador do FC Porto. "Estou orgulhoso da equipa, lutámos até ao fim, mas faltaram-nos bons jogadores. A lesão do Diogo Rêma logo no início e a expulsão do Daymaro Salina mudaram o nosso plano de jogo. Tivemos jogadores novos a defender, é preciso tempo de adaptação, sofremos com os contra-ataques e o resultado passa por isso. Temos os jogadores que temos, mas faltam-nos jogadores importantes que atuam também na defesa e isso é relevante. Os que estiveram em campo deram o que tinham. Tem sido uma época difícil para a equipa, temos bons jogadores de fora, mas a época não acabou e temos de lutar até ao fim. É o que vamos fazer.”
Ricardo Costa, treinador do Sporting: "Ganhar no Dragão é sempre muito complicado e julgo que fizemos uma excelente primeira parte, marcada por zero falhas técnicas nossas, que é algo inédito naquilo que é um jogo de andebol. Fomos quase perfeitos em termos ofensivos e em termos defensivos fomos competentes praticamente em todo o jogo. Quando o FC Porto avançou a defesa nós tínhamos a ideia de continuar a abrir um pouco o marcador e estávamos a ganhar por sete golos. É uma vitória muito importante, não decisiva nas contas do Campeonato, mas é muito importante continuarmos invencíveis e prepararmo-nos da melhor forma para os jogos que ainda faltam até ao final do ano e para a segunda fase. Não saímos daqui campeões, mas saímos fortalecidos, com certeza. Dar ainda uma palavra ao Diogo Rêma, que teve uma lesão, oxalá não seja grave e dar-lhe um abraço."
Leia Também: Sporting perde na Alemanha na fase de grupos da Liga dos Campeões













