E se acabasse agora? Saiba quem o Sporting defrontaria na Champions
- 11/12/2025
O Sporting mantém-se bem 'vivo' na corrida pelo apuramento para as fases a eliminar da Liga dos Campeões, apesar da derrota sofrida na passada terça-feira, na Allianz Arena, perante o Bayern Munique, por 3-1, num jogo em que chegou a estar em vantagem, fruto de um autogolo da autoria de Joshua Kimmich, logo no arranque do segundo tempo.
Com apenas duas jornadas por disputar, equipa orientada por Rui Borges soma dez pontos (tantos quanto Newcastle, Chelsea e Barcelona), o que lhe vai valendo o 14.º lugar da fase de liga, onde, recorde-se, só os oito primeiros classificados garantem o apuramento direto para os oitavos de final, ao passo que os 16 seguintes são remetidos ao playoff (e os últimos 12 são arredados das competições europeias).
Ora, o novo formato daquela que é o maior torneio de clubes do Velho Continente (estreado na passada época de 2024/25) emparelha o 14.º classificado com o 19.º ou o 20.º, o que significa que, se fosse agora, os bicampeões nacionais em título 'lutariam' com AS Monaco ou Bayer Leverkusen por uma vaga nos 'oitavos'.
Se conseguisse superar esta eliminatória, o emblema verde e branco teria, de seguida, pela frente o terceiro ou o quarto classificado, que, neste momento, são, respetivamente, o Paris Saint-Germain e o Manchester City, isto é, os vencedores de duas das três últimas temporadas da prova milionária.
Benfica já 'bate à porta' dos playoffs
Se o Sporting está, neste momento, em posição privilegiada para garantir um lugar nos playoffs de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Benfica ganhou toda uma nova 'chama', depois de, nas duas últimas rondas, ter levado de vencida o Ajax (na Johann Cruyff Arena, por 0-2) e o Napoli (no Estádio da Luz, por 2-0).
Os homens de José Mourinho são, neste momento, 25.º classificados, com os mesmos seis pontos de Pafos FC e Union Saint-Gilloise, a meros sete pontos do Copenhaga, a equipa que se encontra imediatamente à sua frente, no 24.º lugar, o último que oferece um 'bilhete' para a fase a eliminar da prova milionária.
Na passada temporada, refira-se, o Club Brugge foi a última equipa a carimbar o passaporte para a eliminatória seguinte, tendo alcançado 11 pontos, tantos quanto Manchester City, Sporting (que também seguiram em frente) e Dínamo Zagreb (que ficou pelo caminho, visto que tinha uma diferença de golos inferior).
Já nos playoffs, o Sporting foi eliminado pelo Borussia Dortmund, ao passo que o Benfica deixou para trás o AS Monaco, antes de ficar pelo caminho, nos 'oitavos', pela mão do Barcelona.
O que ainda falta jogar a Sporting e Benfica?
O Sporting tem, agora, jogos agendados com Paris Saint-Germain (a 20 de janeiro, no Estádio José Alvalade) e Athletic Bilbao (a 28 de janeiro, em San Mamés). O Benfica, por seu lado, vai medir forças com Juventus (a 21 de janeiro, no Juventus Stadium) e Real Madrid (a 28 de janeiro, no Estádio da Luz).
Leia Também: 'Café colombiano' de Richard Ríos faz Benfica sonhar na Liga dos Campeões













