Durante quanto tempo pode guardar carne no congelador?
- 24/11/2025
Congelar carne é uma forma prática de ter sempre este alimento disponível. Ainda assim, não deve ser mantida assim por vários meses. Sabe durante quanto tempo pode guardar carne no congelador? Conheça a resposta e até quando é seguro.
Segundo o website Kobieta, o tempo pode variar de acordo com o tipo de carne. Pode não existir um tempo indicado para cada tipo de carne, mas existem algumas regras de segurança a seguir.
Carne no congelador? O tempo indicado
Assim, explicam que a carne de vaca e de vitela poderá ser congelada até oito meses. Já na carne de porco não a deve deixar por mais de seis meses. Por outro lado, a carne picada pode perder algum valor nutricional se for deixada no congelador por mais de dois meses.
Apesar destes tempos, é importante seguir algumas regras para evitar problemas. Por exemplo, é importante que os sacos ou os recipientes onde os coloca sejam próprios para congelar para garantir a preservação.
Devem ser evitadas as oscilações de temperatura para que não descongele e seja congelada de novo, o que poderá representar algum risco de saúde.
Leia Também: Maior consumo de alimentos ultraprocessados é ameaça para saúde pública
Podemos congelar queijo? Sim, mas há formas certas de o fazer
Para os amantes de queijo, a textura importa muito. Este é um dos aspetos que levam à dúvida sobre se se deve ou não congelar o queijo.
A esclarecer a dúvida de todos os que se deparam com a questão na hora de conservar o excesso de queijo que tem em casa, o Pure Wow esclarece que sim, o queijo pode ser congelado sem que se estrague o alimento, mas há passos a ter em conta para garantir que mantém as suas características.
Antes de o congelar, corte-o em porções pequenas e enrole-o bem em papel aderente. Para garantir que o gelo não entre diretamente em contacto com o queijo, feche-o num saco plástico.
Ao descongelar o queijo, é possível que a textura (mas não o sabor) se altere ligeiramente por isso, dependendo do queijo, use-o para gratinar ou derreter.
São os queijos mais fortes que melhor se mantêm, por outro lado, os mais amanteigados não são muito aconselhados a que se congele. Em qualquer queijo, comum é o limite de seis meses como tempo máximo congelado.
Não deve congelar leite, iogurtes e certos tipos de queijo
Congelar alimentos pode ajudar a diminuir o desperdício alimentar, mas, antes de o fazer, lembre-se que nem todos podem ser congelados. É o caso dos laticínios. Darin Detwiler, um especialista em segurança alimentar, citado na Self, explica que "o congelamento pode causar a separação de uma grande variedade de produtos lácteos, incluindo queijos macios como o brie, a ricota e o queijo creme".
Por outro lado, os queijos duros e semi-duros, como o provolone ou cheddar, podem ser congelados, mas podem perder a qualidade, explica o National Center for Home Food Preservation, citado na mesma revista.
Existem outros produtos láteos não ficam bem congelados. É o caso das natas, chantili, manteiga, iogurte, entre outros. Dito isto, o iogurte aromatizado pode ser mais estável no congelador devido à adição de açúcar e fruta, afirma a Universidade da Dakota do Norte.
Já o leite em si também não está isento destes problemas. Se o congelar pode notar que "se separou ou ficou granulado quando descongela". Geralmente, agitar ou misturar pode ajudar a restaurar a textura original.
Leia Também: Saúde intestinal: Devia comer (pelo menos) um alimento destes por dia













