Duplicam bebés com baixo peso em Gaza devido à desnutrição das mães

  • 09/12/2025

Numa videoconferência de imprensa a partir de Gaza, Ingram precisou que entre julho e setembro de 2025, 38% das mulheres grávidas sofriam de desnutrição e que só em outubro o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) assistiu 8.300 grávidas e mulheres lactantes com desnutrição aguda.

 

Antes de outubro de 2023, não se observava desnutrição neste setor da população, acrescentou.

"Infelizmente, a taxa de desnutrição entre grávidas e mulheres lactantes está a demorar mais a descer do que entre as crianças, porque as mães estão a sacrificar-se para alimentar os filhos", lamentou.

A porta-voz da UNICEF explicou que os bebés que nascem com baixo peso, abaixo dos 2,5 quilogramas, têm 20 vezes mais probabilidades de morrer e necessitam de cuidados que grande parte dos hospitais de Gaza não consegue prestar.

O número de bebés que morreram no primeiro dia de vida aumentou 75% em Gaza, passando de 27 por mês em 2022 para 47 por mês entre julho e setembro de 2025.

"Em Gaza, esta realidade brutal foi causada pelo conflito e agravada pelas restrições à ajuda, que deixaram os hospitais debilitados e provocaram 'stress' e fome entre as mães", afirmou Ingram.

A porta-voz da UNICEF sublinhou a importância de abrir as rotas comerciais para que as mães possam ter acesso a alimentos nutritivos como fruta, legumes, laticínios ou carne.

Ingram acrescentou que, por agora, a UNICEF está apenas a descarregar uma média de 38 camiões por dia, embora as autoridades israelitas tenham autorizado até 60.

Os atrasos e recusas na alfândega, o número limitado de rotas de transporte dentro de Gaza e a insegurança causada pelos ataques aéreos e bombardeamentos que continuam no enclave estão a dificultar a entrega dessa ajuda, explicou.

"Observámos algumas melhorias, mas continuamos a apelar à abertura simultânea de todas as passagens fronteiriças da Faixa de Gaza", reivindicou Ingram.

Desde o cessar-fogo, a UNICEF transportou para Gaza 20 ventiladores, 20 incubadoras e 15 monitores, além de suplementos para prevenir a malnutrição de 45.000 mães.

A equipa da organização examinou igualmente mais de 150.000 crianças com menos de 05 anos para detetar casos de desnutrição, tendo colocado mais de 14.000 em tratamento.

Leia Também: Cessar-fogo só estará completo com "retirada total" de Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2901741/duplicam-bebes-com-baixo-peso-em-gaza-devido-a-desnutricao-das-maes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes