Duas suspeitas de extorquir mulher de 76 anos detidas pela PSP
- 08/11/2025
Duas mulheres de 54 e 33 anos foram detidas pela Polícia de Segurança Pública (PSP), na passada quinta-feira, dia 6 de novembro, por serem suspeitas da prática de crimes de burla qualificada e extorsão.
A PSP explica, em comunicado, que decorria uma investigação desde janeiro de 2025 após ter sido apresentada uma denúncia "por uma mulher de 76 anos de idade, residente no concelho de Oeiras". A vítima relatou "ter sido alvo, ao longo de vários meses, de pressões psicológicas, manipulação e emocional e ameaças indiretas" por parte das duas suspeitas, com quem tinha uma "relação próxima de confiança".
As agora detidas terão "explorado a relação familiar e de confiança existente", tendo-se aproveitado do "estado de fragilidade emocional e física da vítima para obter vantagens patrimoniais indevidas", tais como "transferências bancárias, entregas em numerário e cedência de bens pessoais, num valor que ascende os 150 mil euros".
"Para sustentar a situação de domínio e dependência, as arguidas recorriam a chantagem emocional, insultos e intimidação velada, levando a vítima a sentir-se coagida a cumprir as exigências monetárias, sob receio de represálias e isolamento social", pode ler-se.
Depois de vários meses de investigação, a PSP "procedeu a diligências de vigilância discreta, recolha de elementos probatórios e análise documental e financeira, que vieram a confirmar o padrão de exploração e coação exercido sobre a vítima".
Assim, foram "executados mandados de busca domiciliária e de apreensão nas residências das arguidas", tendo sido também apreendidos "diversos documentos, dispositivos eletrónicos e registos bancários com relevância probatória".
As detidas vão ser presentes à Autoridade Judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.
Leia Também: Apreendidas armas a suspeito de intimidar companheira na Figueira da Foz













