Duas 'startups' portuguesas entre vencedores de concurso sino-lusófono em Macau

  • 01/12/2025

A Complear ajuda empresas de saúde digital a cumprir as exigências dos reguladores, enquanto a Azores Life Science produz cosméticos com recursos naturais do arquipélago dos Açores.

 

Em segundo lugar na final do concurso, que decorreu no domingo, ficou a brasileira Phycolabs, que transforma algas em produtos têxteis.

"A qualidade geral deste ano foi excecional, em particular o desempenho das empresas dos países de língua portuguesa", disseram os cofundadores do evento, Marco Duarte Rizzolio e José Alves.

"Destacaram-se os projetos de biotecnologia, alinhando-se positivamente com o foco estratégico da China na biotecnologia", acrescentaram, citados num comunicado divulgado pela organização.

Divididas em duas categorias, 16 equipas finalistas - oito 'startups' e oito de universidades chinesas e dos países de língua portuguesa, disputaram a final da quinta edição desta competição sino-lusófona.

A Universidade de Hong Kong destacou-se na categoria universitária, com a Universidade de Macau e a Universidade do Porto a completarem o pódio.

A equipa da Universidade do Porto venceu ainda o prémio de 'Startup' com Maior Impacto.

Os países lusófonos estiveram pela primeira vez em maioria, representando cerca de 65% das mais de 400 candidaturas. A competição atraiu 170 'startups' dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e de Timor-Leste, mais 73% do que em 2024.

A quinta edição do 929 Challenge incluiu, pela primeira vez, o prémio 'Future Builder' (Criador do Futuro), para a melhor 'startup' dos PALOP e de Timor-Leste.

O galardão foi para o projeto de Moçambique Xa Nene, que usa larvas de moscas para tornar lixo orgânico em comida para animais.

A empresa portuguesa Dermamatica, que usa inteligência artificial (IA) para o rastreio a três dimensões do cancro da pele, recebeu o prémio de 'Startup' Mais Promissora.

A Dermamatica já tinha em junho sido distinguida num outro concurso de empreendedorismo em Macau, para empresas de Brasil e de Portugal.

A edição deste ano registou um montante total de prémios de 300 mil patacas (cerca de 32.400 euros) e quatro mil dólares (3,7 mil euros) em serviços e ferramentas da Alibaba, de acordo com a organização.

O 929 Challenge é coorganizado pelo Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) e por várias instituições da região administrativa especial chinesa, incluindo todas as universidades.

Leia Também: Air Macau atualiza software de aviões A320 após notificação de Airbus

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2897454/duas-startups-portuguesas-entre-vencedores-de-concurso-sino-lusofono-em-macau#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes