Duas pessoas morreram em ataques com drones russos na Ucrânia

  • 01/02/2026

"O ataque ocorreu durante a noite. Causou um incêndio, uma casa particular ficou destruída, outras duas estão danificadas", escreveu hoje de manhã no Telegram o chefe da administração regional de Dnipropetrovsk, Oleksandr Ganja.

 

O mesmo responsável precisou que as vítimas são um homem e uma mulher.

Em Kherson, cidade do sul da Ucrânia, muito regularmente visada pelo Exército russo, um bombardeamento atingiu hoje o centro, indicou a administração local.

Este ataque feriu gravemente uma mulher de 59 anos, que ficou com parte da perna esquerda amputada e ferimentos na cabeça, segundo a mesma fonte, de acordo com a qual os médicos lutam para lhe salvar a vida.

Estes ataques ocorrem quando uma pausa dos ataques russos sobre a capital, Kyiv, aceite pelo Presidente russo, Vladimir Putine, a pedido do homólogo norte-americano, Donald Trump, deve chegar hoje ao fim.

Em janeiro, em pleno inverno glacial, os bombardeamentos russos causaram a Kyiv roturas no aquecimento de uma gravidade e de uma duração inédita, desde o início da invasão russa em grande escala, em fevereiro de 2022.

Nas redes sociais, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que Moscovo lançou mais de 6.000 drones, cerca de 5.500 bombas aéreas e 158 mísseis sobre a Ucrânia, durante o mês de janeiro.

Segundo o Chefe de Estado, estes ataques visaram principalmente o sistema energético, as vias férreas e infraestruturas civis.

"Constatamos que a Rússia ensaia a destruição da logística e das ligações entre as cidades e as comunidades", lamentou Zelensky, apelando de novo aos aliados da Ucrânia para lhe fornecerem mísseis antiaéreos e caças F-16 para a ajudar a defender-se.

As defesas ucranianas neutralizaram, na noite passada, 76 de um total de 90 drones lançados pela Rússia, anunciou hoje a Força Aérea na comunicação matinal.

Aproximadamente 60 aparelhos não tripulados eram drones kamikaze de tipo Shahed, apesar de também haver entre eles drones de ataque Gerbera e Italmas e de outros tipos, de acordo con o comunicado no Telegram.

As defesas antiaéreas russas derrubaram, por seu lado, durante a noite, 21 drones ucranianos sobre quatro regiões do país, segundo Moscovo.

"Durante a noite passada, os sistemas de defesa antiaérea intercetaram e destruíram 21 drones ucranianos de alta precisão", comunicou o Ministério da Defesa no canal de Telegram.

A maioria dos aparelhos não tripulados, 14, foi abatida na região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia.

Leia Também: Zelensky aponta novas negociações para a "próxima semana"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2930411/duas-pessoas-morreram-em-ataques-com-drones-russos-na-ucrania#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes