Duas grandes novidades nos eleitos do FC Porto para o jogo na Madeira
- 14/02/2026
Há duas grandes novidades (e uma estreia) nos convocados do FC Porto para o jogo em casa do Nacional, na Choupana, em partida que é válida para a vigésima segunda jornada da I Liga. Foram 22 os jogadores que seguiram viagem, ao início da tarde deste sábado, para a cidade do Funchal, no arquipélago da Madeira, onde vai decorrer o jogo.
Com cinco lesionados - Martim Fernandes (tratamento), Nehuén Pérez (tratamento e treino condicionado), Jakub Kiwior (tratamento), Luuk de Jong (tratamento e trabalho de ginásio) e Samu (tratamento) - e Francisco Moura castigado, o técnico italiano Francesco Farioli foi forçado a inovar na lista de convocados e chamar até um jovem que nunca tinha estado com a equipa principal.
Yohan Pereira (17 anos), da equipa B, é a grande novidade nestes eleitos. A ele junta-se o defesa central Gabriel Brás, que costuma treinar com a equipa principal.
Destaque ainda para a presença nos convocados de William Gomes. O Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) aceitou a providência cautelar do FC Porto para suspender o castigo do futebolista brasileiro, que havia sido castigado com dois jogos de suspensão após o cartão vermelho direto que lhe foi mostrado na derrota diante do Casa Pia.
No encontro da 20.ª ronda da I Liga, frente ao Casa Pia, que sinalizou a primeira derrota portista no campeonato (2-1), o extremo brasileiro atingiu violentamente David Sousa com o pé em riste, tendo visto imediatamente o cartão vermelho, aos 79 minutos.
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol tinha punido o jogador com dois jogos de suspensão, o primeiro dos quais já cumprido no empate, no Estádio do Dragão, diante do Sporting (1-1), na passada segunda-feira.
O FC Porto havia apresentado um recurso ao CD, que apenas cedeu parcialmente, ao reduzir a multa aplicada de 1.224 para 918 euros, mantendo os dois jogos de suspensão.
Porém, os 'azuis e brancos' avançaram também para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) e conseguiram uma providência cautelar junto do TCAS, que permite a utilização do jogador na Madeira, no encontro relativo à 22.ª jornada da I Liga.
O Nacional-FC Porto tem apito inicial agendado para as 15h30 (hora de Portugal Continental), e será apitado por José Bessa, que comandará uma equipa de arbitragem composta por Hugo Santos, Ângelo Carneiro (assistentes), Fábio Melo (quarto árbitro), João Bento (VAR) e Pedro Sousa (AVAR).
Lista de convocados do FC Porto:
Guarda-redes: Diogo Costa, Cláudio Ramos e João Costa;
Defesas: Alberto Costa, Jan Bednarek, Gabriel Brás, Thiago Silva, Dominik Prpic, Zaidu e Yohan Pereira;
Médios: Victor Froholdt, Alan Varela, Pablo Rosario, Rodrigo Mora, Seko Fofana e Gabri Veiga.
Avançados: Terem Moffi, Deniz Gul, Pepê, Borja Sainz, Oskar Pietuszewski e William Gomes.














