Duas em duas. Benfica vence fora o FC Porto e segue em frente na Taça
- 14/02/2026
O Benfica apurou-se para os quartos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, após uma vitória fora de portas, ao final da tarde deste sábado, na visita ao FC Porto, por 3-2, em jogo a contar para os oitavos de final da competição.
Naquela que foi uma autêntica final antecipada desta prova, azuis e brancos e encarnados encontravam-se pela segunda vez esta temporada. Na vex anterior, os lisboetas tinham vencido por uma vez, no caso para o campeonato (por 4-2).
Na Dragão Arena, no Porto, o Benfica chega ao tempo de intervalo a vencer o FC Porto por 3-1, depois de uma primeira parte em que foi muito mais pragmático do que o rival no capítulo de finalização.
Num jogo de parada e resposta, os encarnados marcaram dois golos logo no primeiros minutos do jogo, colocando o FC Porto em sentido. João Rodrigues abriu a contagem com um remate certeiro aos quatro minutos e Zé Miranda ampliou as contas para a formação de Edu Castro aos sete minutos.
A turma orientada por Paulo Freitas sentiu esta entrada de rompante do rival e reduziu as distâncias por intermédio de uma grande bomba de Gonçalo Alves aos sete minutos. O FC Porto conseguiu equilibrar as contas depois deste tento, mas o Benfica contou, depois, com várias oportunidades para ampliar a vantagem. Além disso, Xavi Malián foi evitando que o resultado tivesse maior expressão, embora também Conti Acevedo também tenha somado algumas intervenções de relevo.
Por falar no guarda-redes do FC Porto, Xavi Malián, que nos últimos dias renovou contrato com os azuis e brancos, foi mesmo uma das figuras desta primeira parte, com uma série de defesas, uma delas com o capacete, e um penálti defendido a João Rodrigues. Apesar da boa reação portista, Nil Roca aumentou a vantagem encarnada, numa jogada bem desenhada, com um remate certeiro aos 22 minutos.
A segunda parte arrancou com a reação por parte da equipa da casa. Depois de uma falha minutos antes, Carlo Di Benedetto concretiza um livre direto sem barreira, após o Benfica ter chegado à décima falta, e a esperança dos azuis e brancos renasceu. Logo de seguida,
Gonçalo Alves podia colocar tudo igual no Clássico através de um penálti, mas permitiu a defesa do guarda-redes encarnado. Do outro lado, Xavi Malián brilhou para negar o golo a Zé Miranda.
A emoção manteve-se até ao apito final, mas o Benfica, que ainda viu Lucas Ordoñez falhar um livre direto, acabou por sair com a vitória da Dragão Arena e um lugar na próxima fase da Taça de Portugal. Na próxima fase, as águias vão medir forças com o AD Oeiras, que de forma surpreendente eliminou o Juventude Pacense. E na próxima semana há novo Clássico, desta feita para o campeonato.
Juventude de Viana, HC Turquel, HC Braga, Sporting, CD Póvoa e OC Barcelos são as outras equipas já apuradas para a próxima etapa da prova.
[Notícia atualizada às 23h11]














