Drones na Coreia do Norte? Suspeitos trabalhavam para ex-líder do Sul

  • 18/01/2026

A notícia foi divulgada numa altura em que está a ser levada a cabo uma investigação em Seul em resposta às acusações de Pyongyang sobre a presença de drones na Coreia do Norte, em setembro de 2025 e no início deste ano.

 

O primeiro suspeito, um homem com cerca de 30 anos, que aparentemente só terá trabalhado no fabrico do drone, foi durante o governo de Yoon supervisor de notícias no gabinete do porta-voz presidencial, de acordo com a agência.

O outro suspeito, igualmente na casa dos 30 e também com trabalho desempenhado no complexo presidencial durante o governo Yoon, afirmou publicamente ter operado os drones, numa entrevista transmitida na sexta-feira pelo canal local Channel A. O suspeito está neste momento a fazer estudos de pós-graduação em jornalismo numa universidade particular em Seul.

Os dois suspeitos estudaram na mesma universidade e fundaram uma empresa de fabrico de drones em 2024, ainda de acordo com a Yonhap.

A investigação não especifica os anos exatos em que trabalharam para Yoon, que iniciou o mandato em maio de 2022 e terminou em abril do ano passado, depois de ter sido destituído pela breve declaração de lei marcial, em dezembro de 2024.

Yoon Suk-yeol, atualmente em prisão preventiva, enfrenta acusações de abuso de poder e outros crimes relacionados com o suposto envio de drones para a Coreia do Norte, para disseminar propaganda anti-Pyongyang.

O Ministério Público alega que o então presidente ordenou a operação para provocar uma reação do país vizinho e justificar a imposição da lei marcial.

A Coreia do Norte acusou o Sul na ONU, em fevereiro do ano passado, de enviar drones em outubro de 2024 para espalhar propaganda sobre a capital Pyongyang.

O trabalho da Yonhap indica ainda que o primeiro suspeito já foi interrogado na sexta-feira pela equipa de investigação das forças armadas e da polícia sul-coreanas.

O homem terá sido denunciado às autoridades em novembro por pilotar um drone não registado na área de Yeoju, a cerca de 70 quilómetros a sudeste de Seul, sendo que o modelo do aparelho coincidia com o que a Coreia do Norte alega ter abatido na mais recente denúncia.

Em entrevista a um canal local, o segundo suspeito disse que, desde setembro do ano passado, realizou diversos voos sobre a Coreia do Norte e que o objetivo era medir os níveis de radiação e contaminação por metais pesados numa fábrica de urânio perto do rio Ryesong, em território norte-coreano.

A Coreia do Norte denunciou em 10 de janeiro que drones sul-coreanos sobrevoaram o território em setembro do ano passado e novamente em 04 de janeiro deste ano.

O governo do atual presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, negou que os drones fossem aeronaves militares e iniciou uma investigação esta semana, sem descartar a possibilidade de envolvimento de civis.

A acusação norte-coreana foi uma surpresa, visto que Lee tinha declarado à agência de notícias EFE, em dezembro, que Seul poderia ter de pedir desculpa a Pyongyang pelos supostos voos com drones durante a presidência de Yoon.

Leia Também: Fogo obriga a tirar mais de 250 pessoas de bairro precário de Seul

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921409/drones-na-coreia-do-norte-suspeitos-trabalhavam-para-ex-lider-do-sul#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes