Dragão, rescisão e... muitos milhões. Matheus Reis com destino traçado
- 08/02/2026
O Estádio do Dragão deverá ser palco da despedida de Matheus Reis amanhã, segunda-feira, no embate entre FC Porto e Sporting, que vai encerrar a 21.ª jornada da I Liga. O defesa brasileiro tem em mãos uma oferta muito tentadora vinda da Rússia e já terá tudo alinhado com os leões para rescindir contrato após o Clássico, revela o jornal A BOLA, na edição deste domingo.
O jogador de 30 anos tem à sua espera um contrato de três épocas e meia, com mais uma de opção, oferecido pelo CSKA Moscovo e com muitos milhões à mistura.
Na prática, são 3,5 milhões de euros por temporada, o que pode valer a Matheus Reis um total de 12,5 milhões de euros se cumprir na totalidade o vínculo que está prestes a assinar com o atual quatro classificado do máximo escalão russo.
Sporting não vai fazer encaixe
Sendo o CSKA Moscovo um emblema russo, o Sporting não pode fazer qualquer tipo de negócio, tendo em conta as sanções impostas pela União Europeia. Por isso mesmo, a opção de Matheus Reis, tomada em consenso com Frederico Varandas, presidente dos leões, passa pela rescisão do contrato que termina em junho.
Assim sendo, Matheus Reis ficará na condição de jogador livre e poderá escolher o novo clube sem que o Sporting fique envolvido.
O defesa brasileiro não iria renovar contrato com os leões, tal como já era sabido, antecipando assim uma saída que estava apenas prevista para o final da temporada.
Final de ciclo em Alvalade
Matheus Reis chegou ao Sporting em janeiro de 2021 e foi se revelando como um jogador bastante útil para Ruben Amorim, conseguindo ter o mesmo estatuto com Rui Borges. Ainda assim, a perda de influência foi tornando-se cada vez mais evidente, pese embora as boas respostas dadas em jogos de alta exigência, como são os casos de PSG e Athletic Bilbao, ambos na Liga dos Campeões.
No total de cinco anos de leão ao peito, Matheus Reis marcou três golos em 222 jogos, preparando-se agora para deixar Alvalade com três Ligas, uma Taça de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga no seu palmarés.
Resta, agora, perceber se Matheus Reis terá direito a uma última aparição com a camisola do Sporting nesta visita ao FC Porto. O defesa brasileiro havia falhado os últimos dois jogos dos leões, ante Nacional (2-1) e AVS (3-2), por ter sido expulso contra o Arouca, numa altura em que já estava no banco de suplentes.
O ex-Rio Ave está, assim, de regresso às opções do treinador Rui Borges, que vai limando as últimas arestas na equipa para tentar vencer o FC Porto, num jogo de capital importância para as duas equipas. Afinal de contas, primeiro e segundo classificado estão agora separados por quatro pontos e uma eventual vitória do Sporting reduziria essa distância para apenas um ponto.
Ao mesmo tempo, o Benfica está à espreita do Clássico para tentar uma aproximação ao primeiro e segundo lugar, mas para tal precisa de vencer, este domingo, o Alverca.














