'Dra. IA'? "Inteligência Artificial não pode assumir o papel do médico"
- 10/02/2026
Depois do 'Dr. Google', estamos a assistir a uma mudança para a 'Dra. IA'. Na prática acaba por ser idêntico já que em vez de uma pesquisa na Internet para algum conselho médico são usadas aplicações de Inteligência Artificial. Um novo estudo da Oxford Internet Institute alerta para os riscos que esta prática pode ter.
A investigação foi feita em conjunto pela Oxford Internet Institute e pelo Nuffield Department of Primary Care Health Sciences. Em causa estão as informações que podem ser imprecisas e inconsistentes, o que pode revelar um risco para quem está a pedir certo tipo de conselhos.
“Apesar de todo o hype, a Inteligência Artificial simplesmente não está pronta para assumir o papel do médico”, começa por dizer a médica Rebecca Payne. "Os pacientes precisam de estar cientes de que perguntar a um modelo de linguagem complexo sobre os seus sintomas pode ser perigoso, levando a diagnósticos errados e impedir o reconhecimento de quando é necessária ajuda urgente", continua.
Leia Também: Beber café todos os dias pode diminuir risco de demência, revela estudo
O estudo pediu a cerca de 1300 pessoas que identificassem possível problemas de saúde usando vários cenários. Algumas das pessoas recorreram a aplicações de Inteligência Artificial para orientar quais os passos a seguir, outros seguiram métodos mais tradicionais, como questionar um médico.
Depois, os resultados dos conselhos foram analisados. No caso da IA acabaram por ser identificadas informações boas, mas também más que os pacientes tiveram alguma dificuldade em distinguir.
“O uso de IA como ferramenta médica representa riscos para quem procura ajuda para seus os próprios sintomas médicos. O estudo destaca a dificuldade de construir sistemas de IA que possam realmente apoiar as pessoas em áreas sensíveis e de alto risco, como é o caso da saúde”, diz Rebecca Payne.
Por outro lado, Andrew Bean acredita que este tipo de estudo pode “contribuir para o desenvolvimento de sistemas de IA mais seguros e úteis”.














