Dos subsídios à isenção de portagens: As notícias preferidas da semana
- 07/02/2026
Se é beneficiário de apoios da Segurança Social deve saber que todos os meses o organismo divulga um calendário com as datas de pagamento previstas. No site oficial há uma secção apenas dedicada aos pagamentos e já são conhecidos os prazos de fevereiro.
Ao conhecer já o calendário fica a saber quando é que vai receber os subsídios sociais, o que pode ajudar a planear melhor o seu orçamento familiar este mês.
Os pensionistas da Segurança Social receberam, na sexta-feira, as reformas de fevereiro já com as novas tabelas do IRS para 2026, conforme foi indicado pelo Executivo no mês passado.
Na altura, fonte oficial do Ministério do Trabalho disse à agência Lusa que a Segurança Social e a Caixa Geral de Aposentações só vão aplicar as novas tabelas de retenção do IRS em fevereiro, fazendo nesta altura o acerto do imposto cobrado a mais em janeiro.
Foi publicada na quinta-feira, em Diário da República, a portaria que atualiza os montantes do abono de família para crianças e jovens, do abono de família pré-natal e do subsídio de funeral.
"Na continuidade da sua ação de concretização de um programa que demonstra a preocupação com o futuro das crianças e jovens e das suas famílias, o XXV Governo orienta essa ação no combate às desigualdades sociais dos mais vulneráveis, reforçando a proteção social e combatendo a pobreza das crianças e jovens inseridas nas famílias mais carenciadas. Nesse sentido, a presente portaria procede à atualização anual dos valores das prestações familiares para o ano de 2026 em 2,20 %, correspondente à variação média dos últimos 12 meses do índice de preços no consumidor (IPC), sem habitação, por referência ao mês de dezembro de 2025", pode ler-se.
O Estado colocou uma moradia T7 com piscina, sala de cinema, recheio completo e até um "piano de cauda da marca Steinway Sons" na Quinta da Marinha, em Cascais, na plataforma e-leilões. O valor base deste imóvel, que não é para todos os bolsos, é de mais de oito milhões de euros - 8.285.080,01 euros -, mas pode espreitar algumas imagens na galeria em cima.
Este leilão resulta de um processo de "penhora no âmbito do processo executivo n.º 829/17.0T8VNF e os processos de execução fiscal serão liquidados pelo Gabinete de Administração de Bens (GAB) aquando da concretização da venda".
O Governo avançou com a isenção de portagens, durante uma semana, nas zonas afetadas pela depressão Kristin. A decisão aplica-se a partir do dia 4 de fevereiro, anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, esta terça-feira, durante a visita às áreas afetadas em Leiria.
Em causa estão zonas afetadas pela depressão Kristin, no perímetro que abrangerá trechos da A8, A17, A14 e A19.
Leia Também: Montenegro faz contas ao mau tempo: Prejuízos já superam 4.000 milhões













