Dormir ou não com animais de estimação? Estudo descomplica
- 06/02/2026
Faz parte da team que permite o patudo passar a noite na cama dos donos ou já deixou claro que cada um tem a sua cama?
As opiniões dividem tutores e especialistas. Já os factos, nem por isso.
Primeiramente, é importante perceber que cada um tem a sua realidade e lida com aquilo a que está disposto.
Seja pelo conforto, pela companhia, ou por qualquer outro motivo, esta prática levanta diversas questões, tanto pela higiene, como pela qualidade do sono e saúde.
Estudo sobre a qualidade do sono quando dorme com um animal no mesmo quarto
Uma investigação conduzida pela Mayo Clinic avaliou "O efeito dos cães no sono humano no ambiente de sono doméstico". Este estudo focou-se o sono de 40 adultos saudáveis sem distúrbios do sono e nos seus cães ao longo de cinco meses. Tanto os participantes como os seus cães usaram dispositivos 'controladores de atividade noturna' para acompanhar os seus hábitos de sono durante sete noites.
De acordo com os resultados do estudo, dormir com cães "ajuda algumas pessoas a dormirem melhor". Há, no entanto, uma ressalva. "Não permita que os cães fiquem dentro dos lençóis", alertam estes especialistas.
As pessoas que adormeciam próximas dos animais na cama sacrificavam efetivamente a qualidade do sono. Então estes especialistas clarificam: Dormir com o patudo no quarto é positivo, mas na mesma cama pode levantar sérias dúvidas.
Krahn explica à mesma fonte que "muitos donos ficam longe dos seus animais durante grande parte do dia, então querem aproveitar ao máximo o tempo que passam com eles quando estão em casa. Tê-los no quarto à noite é uma maneira fácil de assegurarem isso". Mas a partir de agora, certifique-se de que eles não ficam na sua cama.
Muitos donos traçam um limite, outros arriscam. Mas, afinal, quais é que estão corretos?
Se por um lado, "algumas pessoas assume que ter animais de estimação no quarto é um desconforto", segundo o especialista do sono, Lois Krahn, por outro, há pessoas que "realmente encontram conforto e uma sensação de segurança ao dormir com os seus animais."
Tudo vai depender da sua predisposição e condições de saúde para dormir com o seu amigo de quatro patas e perceber se ele vai colaborar nessa missão.
No entanto, deve repensar nesta prática se sofrer de problemas respiratórios ou se tiver algum tipo de alergia a pelos de animais.
Na dúvida, o ideal é consultar o seu médico de família e perceber se tem as análises em dia.
Relativamente à limpeza e higiene do quarto, certifique-se de que o seu animal de estimação tem as vacinas em dia, está desparazitado e se se encontra bem limpo.














