Donald Trump quer liderar Conselho de Paz (que é concorrente da ONU)

  • 21/01/2026

O preço de um lugar permanente é de mil milhões de dólares (854,3 mil milhões de euros, ao câmbio atual), de acordo com uma cópia do documento sobre o novo organismo obtida pela agência de notícias France-Presse (AFP).

 

Trump tem sido muito crítico da ONU, criada em 1945, no rescaldo da II Guerra Mundial, que conta atualmente com 193 Estados-membros.

Os Estados Unidos são membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, juntamente com a China, o Reino Unido, a França e a Rússia, com direito de veto.

Eis o que se sabe da proposta de Trump, segundo a AFP:

 

De que se trata?

A Casa Branca (presidência) anunciou que, por força do plano para pôr fim à guerra no território palestiniano da Faixa de Gaza apoiado por Washington, seria formado um Conselho de Paz presidido por Donald Trump.

Desde o passado fim de semana, diversos países indicaram ter recebido um convite para participar, nomeadamente a França, a Alemanha, o Canadá, a Rússia e a China.

Mas o projeto de Carta, ou tratado fundador, revela uma iniciativa e um mandato muito mais vastos do que a simples questão de Gaza, e parece fazer do Conselho de Paz um verdadeiro substituto das Nações Unidas.

A missão 

O Conselho de Paz é uma organização internacional que visa promover a estabilidade, restaurar uma governação fiável e legítima, e garantir uma paz duradoura nas regiões afetadas ou ameaçadas por conflitos, segundo o projeto de Carta enviado aos países.

No texto de oito páginas, os Estados Unidos criticam as abordagens e instituições que falharam demasiadas vezes, numa alusão clara à ONU, e apelam para se ter a coragem de se afastar delas.

Defendem também a necessidade de uma organização de paz internacional mais ágil e eficaz.

Trump todo-poderoso

Donald Trump será o primeiro presidente do Conselho de Paz, cujos poderes previstos são muito extensos.

É o único habilitado a convidar outros chefes de Estado e de governo a integrar o Conselho e pode revogar a sua participação, salvo em caso de veto por uma maioria de dois terços dos Estados-membros.

O conselho executivo, dirigido por Trump, incluirá sete membros, entre os quais o secretário de Estado, Marco Rubio, o emissário especial Steve Witkoff, o genro do Presidente, Jared Kushner, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

Um responsável norte-americano confirmou, sob a condição de não ser relevado o nome, que Trump poderá conservar a presidência, incluindo após o fim do mandato na Casa Branca, até que se demita.

Bilhete de entrada 

Cada Estado-membro exerce um mandato com uma duração máxima de três anos, renovável pelo presidente do Conselho.

O mandato de três anos não se aplica aos Estados-membros que paguem mais de mil milhões de dólares ao Conselho de Paz durante o primeiro ano após a entrada em vigor da Carta, acrescenta o texto, sem mais precisões.

Que países disseram que sim?

O Egito anunciou hoje que o Presidente Abdel Fattah al-Sissi aceitou o convite de Trump para integrar o Conselho de Paz.

Também o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse que sim, à semelhança do rei Mohamed VI de Marrocos, do presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed ben Zayed Al Nahyane, e do rei do Bahrein, Hamad ben Issa al-Khalifa.

Também aceitaram os presidentes da Argentina, Javier Milei, e do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e os primeiros-ministros da Hungria, Viktor Orbán, e da Arménia, Nikol Pashinyan.

Que países disseram que não?

O círculo próximo do Presidente Emmanuel Macron respondeu na segunda-feira que a França não pode dar seguimento favorável ao convite nesta fase, o que levou Trump a ameaçar impor 200% de direitos alfandegários nos vinhos e champanhes franceses.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse na terça-feira ter recebido um convite, mas que não se imaginava a participar ao lado da Rússia, dado que Vladimir Putin também figurava na lista de convidados.

A Noruega anunciou hoje que não participará.

Que países reservam uma resposta?

Trump confirmou na segunda-feira à noite ter convidado Putin a juntar-se ao Conselho. Moscovo disse querer clarificar todos os aspetos da proposta com Washington antes de se pronunciar.

O Governo britânico disse estar preocupado com o convite feito ao Presidente da Rússia, argumentando que Putin provou repetidamente não estar seriamente empenhado na paz.

Londres confirmou que o Reino Unido recebeu um convite e estava a analisar as modalidades em contacto com os Estados Unidos e os outros parceiros internacionais.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também foi convidada e reservou uma resposta, segundo declarou na segunda-feira um porta-voz em Bruxelas.

O Governo alemão expressou a necessidade de se coordenar com os parceiros.

A China, após ter confirmado ter recebido um convite, não disse se o aceitava, mas indicou hoje, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, defender firmemente o sistema internacional com as Nações Unidas no centro.

No Canadá, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Anita Anand, declarou à AFP que o Governo estava a analisar a situação, mas que não iria pagar mil milhões de dólares.

Que países foram convidados?

A Casa Branca não publicou a lista dos países convidados, mas numerosas capitais fizeram saber que os respetivos dirigentes tinham sido convidados.

Entre os outros países que confirmaram ter recebido um convite figuram a Itália, a Suécia, a Finlândia, a Albânia, a Grécia, a Eslovénia, a Polónia, o Brasil, o Paraguai, a Jordânia, a Turquia, ou ainda a Índia e a Coreia do Sul.

Quando?

Segundo a proposta de Carta do Conselho de Paz, a entrada em vigor deverá ocorrer quando pelo menos três Estados a tiverem assinado.

Leia Também: Portugal admite "dúvidas" sobre Conselho de Paz criado por Trump

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923416/donald-trump-quer-liderar-conselho-de-paz-que-e-concorrente-da-onu#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes