Donald Trump institui nos Estados Unidos uma "semana anticomunista"

  • 10/11/2025

Estas proclamações, através das quais os presidentes norte-americanos destacam determinados temas que lhes são caros durante um dia ou uma semana, têm sobretudo um valor simbólico.

 

Denunciando "uma das ideologias mais destrutivas da história", o líder republicano, de 79 anos, argumenta no texto divulgado pela Casa Branca (presidência norte-americana) que, atualmente, "novas vozes repetem velhas mentiras".

"Hoje, novas vozes repetem velhas mentiras, disfarçando-as com expressões como 'justiça social' ou 'socialismo democrático'", afirmou Trump, numa aparente referência à corrente política defendida pelo democrata progressista Zohran Mamdani, recém-eleito presidente da câmara de Nova Iorque.

"A mensagem continua a ser a mesma: renunciem às vossas liberdades, confiem no poder do Governo e troquem a esperança de propriedade pelo conforto vazio da vigilância", frisou Trump, que não especificou quais as medidas que vai tomar ao longo da "semana anticomunista".

O Presidente norte-americano já tinha qualificado Zohran Mamdani como "comunista" e declarou, num discurso após a eleição deste para a autarquia nova-iorquina, que os norte-americanos enfrentam "uma escolha entre o comunismo e o bom senso".

No seu discurso de vitória, na passada terça-feira, Zohran Mamdani dirigiu palavras ao Presidente Trump, garantindo que seria a cidade que lhe deu origem a derrotá-lo.

"Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que lhe deu origem", afirmou na ocasião o democrata.

Com promessas ambiciosas durante a campanha, Mamdani afirmou que pretende "congelar as rendas, tornar os autocarros rápidos e gratuitos e oferecer creches universais e gratuitas".

Propôs taxar os ricos para resolver a crise de acessibilidade económica da cidade, o que o levou a ser caracterizado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, e por outros republicanos como um "comunista" e "extremista".

Também salientou que Nova Iorque é uma cidade "construída pelos imigrantes".

"Nova Iorque continuará a ser uma cidade de imigrantes, uma cidade construída por imigrantes, alimentada por imigrantes e, a partir desta noite, liderada por um imigrante", disse ainda na noite eleitoral de terça-feira.

Trump chegou a ameaçar cortar o financiamento federal a Nova Iorque caso Zohran Mamdani fosse eleito.

Mamdani é o primeiro muçulmano a liderar a maior cidade dos Estados Unidos e capital financeira do país.

Leia Também: Rubio vai promover iniciativas de Trump para Gaza e Ucrânia no G7

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2886033/donald-trump-institui-nos-estados-unidos-uma-semana-anticomunista#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes