Donald Trump dá um "não" hesitante ao reconhecimento da Somalilândia

  • 27/12/2025

Quando questionado sobre o assunto pelo jornal New York Post, o inquilino da Casa Branca afirmou: "Digam simplesmente: 'Não, vírgula, não neste...'", para rapidamente matizar as palavras e indicar: "Digam simplesmente: 'Não'".

 

O Presidente norte-americano classificou como "pouca coisa" a disponibilidade Somalilândia de entregar aos norte-americanos um porto militar nas suas costas.

Em seguida, referiu-se ao assunto sobre a região separatista perguntando se "alguém sabe realmente o que é a Somalilândia".

Não obstante, Trump não fechou totalmente a porta ao reconhecimento do território noutro momento e comprometeu-se a estudar a questão. "Vamos estudá-la. Estudo muito e tomo sempre boas decisões, que se revelam acertadas", afirmou.

Israel tornou-se esta sexta-feira o primeiro Estado-membro das Nações Unidas a reconhecer formalmente a independência do estado separatista somali da Somalilândia, seguindo, de acordo com o argumento avançado pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, "o espírito dos Acordos de Abraão" de normalização das relações com os países árabes, e que resulta de uma iniciativa do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizada em 2020 por iniciativa do Presidente Donald Trump.

Netanyahu comunicou a decisão numa conversa telefónica com o Presidente da Somalilândia, Abdirahman Mohamed Abdulahi, também conhecido como 'Irro', enquanto assinava o documento de reconhecimento formal.

"O Estado de Israel", segundo o gabinete do primeiro-ministro israelita, "planeia alargar imediatamente as relações com a República da Somalilândia, através de uma ampla cooperação nos domínios da agricultura, saúde, tecnologia e economia".

O presidente da Somalilândia também já saudou o que considera ser um "momento histórico". "Este passo marca o início de uma parceria estratégica, que promove interesses mútuos, reforça a paz e a segurança regionais e traz benefícios partilhados a todas as partes interessadas, sem prejuízo para nenhuma delas", afirmou Abdulahi na rede social X.

Com um território de 175.000 quilómetros quadrados, situada no extremo noroeste da Somália, a Somalilândia declarou unilateralmente a independência em 1991. Desde então, funciona de forma autónoma, com a moeda própria, exército e polícia, e distingue-se pela relativa estabilidade em comparação com a Somália, minada pela insurreição islâmica e por conflitos políticos crónicos.

Embora mantenha contactos diplomáticos com diversos países, nenhum Estado membro das Nações Unidas conferia até agora à Somalilândia o estatuto de Estado independente.

Leia Também: Plano de paz? Zelensky "não tem nada a dizer até que eu o aprove"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2910115/donald-trump-da-um-nao-hesitante-ao-reconhecimento-da-somalilandia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes