Donald Trump anuncia visita (sem adiantar data) à Venezuela

  • 13/02/2026

"Irei à Venezuela, mas ainda não decidimos quando", afirmou Donald Trump aos jornalistas na Casa Branca.

 

Trump sublinhou que os Estados Unidos reconhecem o Governo da Presidente interina venezuelana, Dercy Rodríguez, como autoridade oficial na Venezuela.

"Estamos a lidar com eles", disse o Presidente norte-americano, acrescentando que a Rodríguez está a fazer um "trabalho muito, muito bom" e a relação bilateral "é sólida".

Donald Trump destacou ainda o acordo para reabrir o mercado venezuelano de crude às empresas estrangeiras sob controlo de Washington, referindo que as refinarias norte-americanas no golfo do México, especializadas em crude pesado, desempenham papel central no processo.

Entretanto, o Departamento do Tesouro aprovou licenças que permitem à britânica BP, à anglo-neerlandesa Shell, à italiana Eni, à espanhola Repsol e à norte-americana Chevron retomar e/ou ampliar atividades na Venezuela.

A Chevron já operava no país ao abrigo de uma isenção anterior.

De acordo com as novas autorizações, os contratos são regidos pela lei norte-americana e eventuais litígios serão resolvidos nos Estados Unidos.

Os pagamentos devem ser efetuados através de contas aprovadas pelo Departamento do Tesouro norte-americano.

Uma segunda licença autoriza novos investimentos, incluindo exploração de novos campos ou expansão de operações existentes, estabelecendo condições destinadas a impedir que as transações beneficiem interesses de Rússia, Irão, Coreia do Norte, Cuba ou China.

A decisão surgiu na sequência da incursão militar norte-americana que levou à captura do líder venezuelano Nicolás Maduro, no início de janeiro.

Desde então, Trump tem defendido a reativação da exploração de petróleo e gás venezuelanos sob patrocínio dos Estados Unidos, prometendo que os dois países vão dividir os lucros.

O secretário da Energia, Chris Wright, esteve esta semana em Caracas, onde prometeu um "aumento drástico" da produção petrolífera.

A Presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, reuniu-se este mês com representantes da Repsol e com executivos da empresa francesa Maurel & Prom, que não integra a lista divulgada por Washington.

Leia Também: Acordo com Rússia? "Zelensky terá de se mexer", diz Donald Trump

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939360/donald-trump-anuncia-visita-sem-adiantar-data-a-venezuela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes