Domingos Simões Pereira e PAIGC felicitam António José Seguro
- 09/02/2026
"Foi com particular satisfação que tomamos conhecimento da sua eleição ao cargo da mais alta magistratura da República Portuguesa", lê-se na nota de imprensa divulgada nas redes sociais.
"O povo português e guineense, estão unidos por intemporais e indeléveis laços afetivos que se tem traduzido em insubstituíveis relações de amizade e cooperação", acrescentou o comunicado.
O documento reiterou ainda que Domingos Simões Pereira felicita, em seu nome pessoal e do PAIGC, António José Seguro "pela confiança merecida do povo amigo e irmão de Portugal" e que se mostra disponível para "expandir e aprofundar a singular amizade e cooperação que" une os povos lusófonos citados, quer de forma bilateral, quer de forma multilateral, particularmente no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), instituição da qual Simões Pereira já foi secretário executivo.
Também hoje a secretária executiva da CPLP, Maria de Fátima Jardim, saudou António José Seguro e o povo português por mais um escrutínio livre e democrático.
Por outro lado, a embaixadora angolana reafirmou a sua disponibilidade para aprofundar a cooperação, tendo em vista o progresso e o desenvolvimento dos Estados-membros da CPLP e dos "povos irmãos".
António José Seguro foi eleito domingo Presidente da República com dois terços dos votos expressos, com cerca de 3,48 milhões, quando faltam apurar 20 freguesias.
O chefe de Estado eleito alcançou uma percentagem próxima dos 67% e tomará posse no dia 09 de março.
A CPLP, que este ano assinala 30 anos, é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Leia Também: Marcelo teve reunião "muito cordial" com Presidente da República eleito













