Dois minutos fatais e uma faísca deixaram o FC Porto de olho no título

  • 08/12/2025

86 segundos bastaram para o FC Porto consolidar a liderança na I Liga. Depois do empate na passada sexta-feira no dérbi entre Benfica e Sporting (1-1), no Estádio da Luz, o FC Porto fez o seu trabalho e venceu, na noite de domingo, em casa do Tondela (0-2), num jogo relativo à 13.ª jornada do escalão máximo do futebol nacional.

 

No centro do país, e após a pesada eliminação da Taça da Liga aos pés do Vitória SC em pleno Estádio o Dragão, os dragões deram a melhor das respostas ao que foi a derrota a meio da semana e dispararam para o que poderá ser o título de campeão em maio.

Depois de uma primeira parte sem golos, e com um anulado para cada lado - Rodrigo Mora estava em posição de fora de jogo e Brayan Medina fez falta sobre Victor Froholdt antes de atirar para o fundo das redes de Diogo Costa - o FC Porto ativou o modo flash e em apenas um minuto, aos 48 e 49, praticamente sentenciou a partida, primeiro por Samu que voltou aos golos na I Liga mais de um mês e meio depois e dedicou o tento ao lesionado Luuk de Jong que não voltará aos relvados até ao final desta época, e o segundo apontado por William Gomes, a aproveitar um erro colossal de Bernardo Fontes.

Com esta vitória, o FC Porto reforça a liderança da I Liga, somando agora 37 pontos, mais cinco do que o Sporting e mais oito do que o Benfica. É certo que é cedo para olhar para as contas do título de campeão nacional por estarmos apenas em dezembro, mas o conjunto azul e branco tem tudo a seu favor para fazer a festa em maio.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Samu Aghehowa foi o senhor que desbloqueou o que parecia difícil na primeira parte. Um mês depois, o avançado espanhol regressou aos golos na I Liga e abriu caminho para esta vitória. Rápido a reagir à defesa de Bernardo Fontes a um cabeceamento de Kiwior, o dianteiro fez o que se pode pedir a um avançado quando o jogo está difícil de quebrar.

Surpresa

Jordan Siebatcheu remou contra a maré na primeira parte. O avançado norte-americano foi uma dor de cabeça para a defesa portista e provocou alguns calafrios no reduto mais recuado dos azuis e brancos.

Desilusão

No melhor pano cai a nódoa e que o diga Bernardo Fontes. Depois de uma primeira parte praticamente imaculada e com grandes defesas, acumulou dois erros que foram fatais para os beirões nesta derrota diante do FC Porto.

Treinadores

Cristiano Bacci

A boa organização defensiva do Tondela, principalmente na etapa inicial, confirmou as muitas dificuldades portistas em ataque posicional. Além disso, a equipa beirã também foi tentando surpreender o rival no contra-ataque. Os dois golos a abrir o segundo tempo, e logo através de dois erros, matou o que poderiam ser as esperanças dos auriverdes.

Francesco Farioli

O FC Porto apresentou muitas dificuldades na etapa inicial. Muito pouco inspirado na primeira parte, a equipa portista não conseguiu criar oportunidades em ataque posicional. No entanto, a reentrada contundente na etapa complementar definiu o resultado. Com dois golos em 86 segundos, os dragões resolveram o que parecia ser uma partida difícil.

Arbitragem

Luís Godinho não teve muito trabalho na Beira Alta. Utilizou um critério algo largo na marcação de faltas e na atribuição de cartões amarelos. Esteve bem ao anular dois golos com recurso a VAR: o de Rodrigo Mora por fora de jogo e o de Brayan Medina por falta sobre Victor Froholdt.

FC Porto encontrou 'Fontes' dos golos e vê Sporting e Benfica mais longe

FC Porto encontrou 'Fontes' dos golos e vê Sporting e Benfica mais longe

Depois de 45 minutos sem golos na visita deste domingo ao Tondela, o conjunto liderado por Francesco Farioli marcou dois golos no espaço de um minuto para cimentar ainda mais a liderança.

Rodrigo Querido | 22:27 - 07/12/2025

Leia Também: Farioli reage à fuga do FC Porto a Sporting e Benfica: "Não é momento..."

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2900871/dois-minutos-fatais-e-uma-faisca-deixaram-o-fc-porto-de-olho-no-titulo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes