Dois mineiros morrem após desabamento de mina nas Astúrias
- 21/11/2025
Pelo menos duas pessoas morreram, esta sexta-feira, na derrocada de uma mina de carvão em Veiga de Rengos, nas Astúrias, Espanha. Segundo a imprensa local, o desabamento ocorreu a cerca de um quilómetro e meio da entrada da mina.
O alerta à Central de Coordenação de Emergências pelas 16h58 locais (15h58 em Lisboa) por um funcionário que relatou que dois colegas estavam presos no segundo nível após o colapso parcial do solo.
O primeiro corpo foi encontrado cerca de três horas depois, pelas 20h00 locais, enquanto o segundo foi encontrado pelas 21h00, segundo o ABC Espanha.
Em comunicado, o Serviço de Emergências do Principado das Astúrias (SEPA) confirmou que foi alertado para um "acidente numa mina em Vega de Rengos, Cangas del Narcea", tendo mobilizado equipas de bombeiros e dois helicópteros, além da Brigada de Resgate Mineiro.
"O Centro de Coordenação de Emergências recebeu a chamada às 16h58. A pessoa que ligou relatou um desabamento e dois mineiros presos no segundo nível. Mais tarde, foi informado que três mineiros ainda estavam desaparecidos. O desabamento ocorreu a um quilómetro e meio da entrada", lê-se.
Accidente en una mina de Vega de Rengos en Cangas del Narcea. https://t.co/TyRaCHuKTu
— 112 Asturias (@112Asturias) November 21, 2025
Através das redes sociais, o presidente do Principado das Astúrias, Adrián Barbón, disse estar acompanhar o incidente com "grande preocupação" e anunciou que decidiu cancelar a agenda que tinha em Salamanca para se deslocar ao local do acidente.
"Está a ser uma das viagens mais difíceis, devido à imensa impotência que sinto por não poder estar presente com as famílias e os trabalhadores", lamentou, numa outra publicação.
Acabamos de pasar Astorga, de camino a Vega de Rengos, en Cangas del Narcea, intentando llegar lo más pronto posible.
— Adrián Barbón (@AdrianBarbon) November 21, 2025
Está siendo uno de los viajes más duros, por la enorme impotencia que siento al no poder estar ya allí, acompañando a las familias y trabajadores.
Allí se…
Já a ministra do Trabalho e vice-presidente do Governo, Yolanda Díaz, disse, na rede social Bluesky, que está "a acompanhar com preocupação as notícias vindas da mina de Cangas de Narcea".
Siguiendo con preocupación las noticias que llegan desde la mina de Cangas de Narcea. Gracias a los equipos de emergencia por su rápida actuación. elpais.com/espana/2025-...
— Yolanda Díaz (@yolandadiaz.bsky.social) November 21, 2025 at 6:10 PM
[image or embed]
Leia Também: WC portátil cai de grua numa ponte de Espanha: "Podia ter matado alguém"













