Dois detidos no aeroporto de Lisboa. Tentaram usar passaportes falsos
- 11/01/2026
Duas pessoas foram detidas, na quinta-feira, quando tentavam embarcar em voos distintos com passaportes falsos, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
De acordo com um comunicado enviado este domingo pela Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) ao Notícias ao Minuto, as detenções aconteceram "no âmbito das ações de controlo fronteiriço, sob a responsabilidade da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF), e através da Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço (DSACF)."
Os detidos são um homem de 31 anos e uma mulher de 34. "Sustentada na análise de risco, na documentação apresentada e no comportamento dos passageiros, a atuação dos polícias da PSP permitiu detetar indícios de falsificação, o que motivou a imediata intervenção policial", lê-se na nota.
De acordo com as autoridades, "após verificação técnica, foi confirmada a natureza fraudulenta dos documentos de viagem, tendo ambos os passageiros sido detidos e conduzidos às instalações policiais da PSP no Aeroporto Humberto Delgado."
Depois, e após as diligências policiais, os detidos foram encaminhados para as salas de retenção provisória do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, tendo sido dado conhecimento da situação às autoridades judiciárias competentes.
As autoridades notam ainda que "a resolução desta ocorrência reforça a importância do trabalho desenvolvido pela PSP no controlo fronteiriço, contribuindo para a prevenção da criminalidade associada à utilização de documentos falsos e para a segurança do espaço Schengen".
A PSP mantém ainda "o compromisso com a segurança do ambiente aeroportuário e com a garantia da segurança de todos os passageiros e trabalhadores", e no mesmo comunicado reafirma o seu empenho na proteção contínua da segurança das populações e bem-estar das nossas comunidades, sempre com firme dedicação e mobilização total dos seus recursos.
Leia Também: Pelo menos 780 migrantes detidos na Gâmbia ao tentarem chegar à Europa













