"Dói-me a alma". Brahim quebra silêncio após penálti polémico no CAN

  • 20/01/2026

Brahim Díaz reagiu, na tarde de segunda-feira, à derrota da seleção de Marrocos na final da Taça das Nações Africanas, frente ao Senegal (0-1), na qual desperdiçou uma grande penalidade mesmo em cima do apito para o final do tempo regulamentar. 

 

"Dói-me a alma. Sonhei com este título graças a todo o amor que me deram, a cada mensagem, a cada demonstração de apoio que me fez sentir que não estava sozinho. Lutei com tudo o que tinha, colocando o coração acima de tudo. Ontem falhei. Assumo toda a responsabilidade e peço desculpa do fundo do coração", começou por escrever Brahim, prosseguindo com mais explicações.

"Vai custar recuperar-me, porque esta ferida não cicatriza facilmente, mas vou tentar. Não por mim, mas por todos os que acreditaram em mim e por todos os que sofreram comigo. Seguirei em frente até que, um dia, possa retribuir todo este amor e ser motivo de orgulho para o meu povo marroquino", rematou o número 10 da seleção de Marrocos. 

O desabafo de Brahim depressa se tornou viral e são vários os colegas de equipa do Real Madrid que mostraram estar ao lado do internacional marroquino. Jude Bellingham, Álvaro Carreras ou Vinicius Júnior fizeram questão de comentar a publicação do companheiro, garantindo estarem ao seu lado neste momento duro da vida desportiva.

O penálti da polémica 

Brahim ficou diretamente ligado à derrota de Marrocos em Rabat, numa final recheada de momentos polémicos. Nos descontos do tempo regulamentar, o árbitro vislumbrou uma falta, discutível, sobre o jogador do Real Madrid e depois de um longo período de análise, com recurso às imagens do VAR, manteve a decisão de assinalar grande penalidade. 

Ora, Brahim avançou para a marca dos 11 metros e decidiu tentar marcar à Panenka, permitindo a defesa fácil de Mendy, guardião do Senegal. Ora, a forma como os jogadores senegaleses não festejaram, aliada à ousadia com que Brahim decidiu bater o penálti, depressa começou a motivar teorias de que o marroquino havia falhado propositadamente. 

Perante este desabafo, essa teoria cai agora por terra, uma vez que Brahim reconhece que errou ao tentar bater o penálti daquela forma. Ainda assim, o jogador de 26 anos não se livrou das críticas. 

O lance tornou-se viral e um pouco por todo o mundo surgiram comentários críticos que tiveram como principal alvo Brahim. Em França, não foi diferente. 

"Não é o Zidane, não é o Ronaldo e não é Hakimi. Não tem esse estatuto. Podia até marcar cinco golos, mas isto é extremamente doloroso", atirou Khalid Boulahrouz, antigo defesa neerlandês, que passou pelo Sporting, com origem marroquina, citado pelo AS. 

Também Régis Brouard, treinador e atual comentador da RMC Sport, visou diretamente Brahim. 

"Reprovarei isto para o resto da minha vida. Marcar um penálti assim é uma falta de respeito para com o jogo, com a final e com o continente africano. Uma falta de respeito para com o treinador e com a sua equipa", vincou Brouard.

De lágrimas na hora de receber troféu individual

Curiosamente, Brahim foi substituído em pleno prolongamento, talvez num gesto de reprovação do selecionador de Marrocos, e mostrou-se muito cabisbaixo tanto no banco de suplentes como na hora de subir a palco para recolher o prémio de melhor marcador da competição - cinco golos. 

De lágrimas nos olhos, o jogador de 26 anos foi consolado por compatriotas e até por Gianni Infantino, presidente da FIFA, que lhe entregou o troféu individual, mas a tristeza nunca desapareceu.

Nascido em Espanha, Brahim optou por representar a seleção de Marrocos, contrariando o exemplo de Lamine Yamal, que escolheu vestir a camisola de Espanha, e estava a ser uma das grandes figuras desta Taça das Nações Africanas, mas acaba por ficar ligado a um dos piores momentos da história da sua seleção e logo... em casa. 

Propositado ou não? Brahim falhou penálti e acabou em lágrimas

Propositado ou não? Brahim falhou penálti e acabou em lágrimas

Craque marroquino do Real Madrid falhou penálti na final das Taças da Nações Africanas e não escondeu o desalento. Há quem acredita que Brahim Díaz falhou propositadamente o castigo máximo.

Francisco Amaral Santos | 11:07 - 19/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2922568/ontem-falhei-brahim-quebra-silencio-apos-penalti-polemico-no-can#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes