Do Sporting ao Benfica com selo nacional. O que é feito de André Almeida?

  • 08/11/2025

André Gomes Magalhães de Almeida foi um daqueles jogadores que nunca se aventurou fora de Portugal e, como tal, notabilizou a sua carreira como sendo um dos nomes mais conhecidos da I Liga, nomeadamente fruto da longa passagem pelo Benfica.

 

Nascido em Loures, em 1990, o antigo internacional português não tardou em começar a dar os primeiros passos no clube da terra, onde, ao fim, de três anos, chamou à atenção do Sporting, em 2002/03. A passagem pelo clube de Alvalade foi curta e seguiu-se uma aventura nas camadas jovens do Alverca até 2007, sendo que, pelo meio, ainda houve um temporário regresso aos leões, ao cruzar-se com nomes como André Martins e Rui Fonte nos sub-16, em 2005/06.

Já no escalão de juniores, André Almeida deu nas vistas com a camisola do Belenenses e foi precisamente lá que se estreou como futebolista sénior, na época 2008/09, pela mão de Jaime Pacheco. Por esta altura, multiplicavam-se as chamadas às camadas jovens da seleção de Portugal.

Ao fim de três épocas no Restelo - as duas primeiras na I Liga e a última já na segunda divisão -, lá apareceu o interesse de Jorge Jesus, no arranque da temporada 2011/12, a possibilitar uma transferência para o Benfica... a custo zero

A primeira decisão do clube da Luz passou por emprestar o defesa-direito à União de Leiria, afirmando-se praticamente como um titular indiscutível para Pedro Caixinha e ainda para Vítor Pontes e Manuel Cajuda, apesar dos resultados instáveis.

Notícias ao Minuto André Almeida fez grande parte da carreira no Benfica, admitindo que não seria capaz de representar os rivais Sporting e FC Porto.© Getty Images  

Aquela pequena amostra (um golo em 12 jogos) chegou para motivar o regresso ao Benfica, no inverno de 2012, embora só tenha feito quatro jogos pela equipa principal. Apesar de ter arrancado a época seguinte na equipa B (com seis jogos), rapidamente deu o salto para o conjunto orientado por Jorge Jesus. Aí, André Almeida não só estreou na Liga dos Campeões, como ainda 'viajou' até à final da Liga Europa (vitória dramática do Chelsea por 2-1, ao cair do pano), numa temporada em que o Benfica perdeu ainda o campeonato e a Taça de Portugal no último suspiro.

Pese embora todo o drama no Benfica, o ano de 2013 acabou por ser altamente positivo para André Almeida, dada a chamada de Paulo Bento para representar a principal seleção de Portugal, num jogo de qualificação para o Mundial'2014, diante de Israel (1-1), no Estádio José Alvalade. Tal aventura na equipa das quinas durou até 2015, sendo que, pelo meio, esteve presente no Campeonato do Mundo realizado no Brasil, totalizando oito internacionalizações.

Uma das características que mais enaltecia o contributo do antigo internacional português em campo, recorde-se, era a sua polivalência, uma vez que chegou a jogar, por exemplo, a médio defensivo, numa carreira marcada por lesões curtas, à exceção da rotura dos ligamentos cruzados sofrida em 2020/21, quando ficou de fora durante quase um ano.

Notícias ao Minuto Apesar das poucas internacionalizações, André Almeida esteve nos eleitos de Paulo Bento para o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil.© Getty Images  

De resto, André Almeida esteve 12 épocas consecutivas no Benfica, onde terminou a carreira, com 13 títulos conquistados no referido período, desde os cinco campeonatos (2013/14, 2014/15, 2015/16, 2016/17 e 2018/19) às duas Taças de Portugal (2013/14 e 2016/17), às duas Supertaças Cândido de Oliveira (2014 e 2017) e às quatro Taças da Liga (2011/12, 2013/14, 2014/15 e 2015/16).

Titular praticamente sempre indiscutível para treinadores como Jorge Jesus, Rui Vitória, Bruno Lage e Nélson Veríssimo, o antigo capitão despediu-se do Benfica na temporada 2022/23, com um total de 11 golos e 37 assistências em 308 jogos, tornando-se o 27.º futebolista com mais jogos da história dos encarnados, a apenas seis do lendário (e já falecido) Fernando Chalana.

Desde que colocou um ponto final na carreira, o ex-defesa afastou-se do mundo do futebol numa primeira instância, sendo que até surpreendeu ao abrir um restaurante (chamado 'Nunca'), em Lisboa, mas não tardou em tornar-se comentador na Sport TV em 2024, para além de integrar diversas dinâmicas da Liga Portugal, onde é embaixador. Curiosamente, estará este sábado numa parceria com a Oreo, com outros antigos craques como Maniche, Miguel e André André, na Arena Liga Portugal, no Porto.

Todas as semanas o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O que é feito de...?', que pretende recordar o percurso de algumas personalidades do mundo futebolístico que acabaram por cair no esquecimento.

Leia Também: Olá e adeus na ilha, com FC Porto a meio. O que é feito de Rúben Micael?

Leia Também: 'Ninja' das favelas dinamizou os três grandes. O que é feito de Derlei?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2883751/do-sporting-ao-benfica-com-selo-nacional-o-que-e-feito-de-andre-almeida#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes