Do papel de Manu Silva ao 'raspanete' pós-Atlético. O que disse Mourinho
- 24/11/2025
O Benfica visita esta terça-feira os neerlandeses do Ajax numa 'batalha' entre as únicas equipas que ainda não pontuaram nesta edição da fase de liga única da Liga dos Campões, com a quinta jornada a ser mandatória de pontos caso qualquer um dos emblemas queiram seguir em frente na prova milionária.
José Mourinho teve uma novidade na convocatória, ao incluir o nome de Manu Silva, médio português que esteve lesionado durante vários meses, pouco depois de ter chegado ao clube das águias, quando foi contratado ao Vitória SC a meio da temporada passada.
"O Manu não tem 90 minutos, obviamente que não começa o jogo, e mesmo os minutos que possa ter e que nos possa ajudar, tem alguns condicionamentos. Se ele está convocado não vem para fazer turismo, não vem para estar sentado no banco e fazer número e bater palmas. Vem para jogar. Se nós tivermos essa necessidade que o Manu jogue, o Manu jogará. Neste momento ainda apresenta algumas limitações, não só em termos de minutos, mas também relativamente à intensidade do jogo, às mudanças de ritmo e ainda tem alguns problemas, mas pode jogar. A recuperação da lesão é total, está a trabalhar bem, é um jogador do qual precisamos, para ter mais equilíbrio no plantel. É bem-vindo e como disse, se está cá é porque nos pode ajudar", afirmou o técnico das águias.
Sobre as declarações a criticar a atitude dos jogadores após o jogo da Taça de Portugal frente ao Atlético CP, José Mourinho refutou polémicas.
"Sobre a minha mensagem após o jogo frente ao Atlético CP, tenho aqui um jogador à minha esquerda que poderá confirmar que o que disse na imprensa, disse aos jogadores. Não vejo nenhum drama nisso, mas percebo que os jornalistas tenham de debater e debater e debater, senão como é que conseguem ter comentadores 23 horas e meia por dia nos canais televisivos? A verdade é que, para mim e para os jogadores acabou ali. Era uma mensagem que tinha de passar e que já está", iniciou, antes de criticar as invenções da imprensa.
"Vocês são teimosos... [Trata-se de Ivanovic?] Sabe, quando vocês martelam sempre na mesma coisa, obviamente que não me agrada, mas é algo que eu entendo. Mas quando vocês mentem... é algo que me chateia profundamente. Se há jogador que trabalha muito, dá tudo em cada treino e em cada jogo, inclusive contra o Atlético CP, a sua substituição não tem a ver com a sua atitude. É um rapaz extraordinário, que trabalha muito, que as coisas não lhe estão a sair bem, mas é impecável sobre o profissionalismo. Uma coisa é comentar, outra coisa é inventar. E quando se inventa relativamente a jogadores que são por mim queridos, custa-me e não gosto", concluiu.
Confira as declarações de José Mourinho e de Vangelis Pavlidis, ponta de lança da equipa do Benfica, em direto, com o Desporto ao Minuto.
Leia Também: Dos árbitros aos jogadores. Mourinho é uma bomba por rebentar no Benfica













