Do melhor resultado em legislativas a deputada única. A ficha do PAN

  • 20/12/2025

Nos últimos anos, o PAN conseguiu também representação nos parlamentos das regiões autónomas, nas autarquias locais e no Parlamento Europeu, mas perdeu o deputado na Madeira após os resultados eleitorais de 2025 e o eurodeputado após a desfiliação de Francisco Guerreiro, não voltando a eleger nas europeias de 2024.

 

No X Congresso, que decorre no sábado em Coimbra, os delegados vão decidir a liderança do PAN (através da eleição da Comissão Política Nacional) para os próximos dois anos, escolhendo entre a renovação do mandato da atual porta-voz, Inês de Sousa Real, ou a ex-dirigente distrital Carolina Pia, que não marcará presença em protesto contra o regulamento desta reunião magna.

Neste Congresso, vai decorrer também a eleição do Conselho de Jurisdição Nacional (CJN), a discussão de alterações aos estatutos e o debate de moções setoriais.

Fundação e principal histórico eleitoral:

A história do PAN tem início em 2009, quando António Rui Santos, Pedro Oliveira, Fernando Leite e Paulo Borges avançaram com a criação do Partido Pelos Animais (PPA).

Em 2010, a designação muda para Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN), sendo a atual designação Pessoas-Animais-Natureza.

O partido inscrito no Tribunal Constitucional em 13 de janeiro de 2011, no mesmo ano concorreu pela primeira vez a eleições legislativas, tendo conseguido 1,04% (57.849 votos).

Também no ano da sua oficialização, o PAN elegeu um deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, mas perdeu a representação naquela região autónoma em 2015.

Nas eleições legislativas de 2015 obteve 1,39% (75.140 votos) e conseguiu eleger um deputado único pelo círculo eleitoral de Lisboa, o então porta-voz, André Silva.

Quatro anos depois, nas legislativas de 2019, o PAN aumentou o resultado para 3,32% (174.511). Este que foi o melhor resultado do partido e levou à constituição de um grupo parlamentar de quatro deputados (dois mandatos por Lisboa, um pelo Porto e outro por Setúbal).

Ainda em 2019, o Pessoas-Animais-Natureza conseguiu um mandato no Parlamento Europeu e no ano seguinte elegeu um deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

No entanto, em 2020, o PAN perdeu a representação no Parlamento Europeu e um mandato na Assembleia da República, após as desfiliações do eurodeputado Francisco Guerreiro e da deputada Cristina Rodrigues, por divergências com a direção do partido.

Nas legislativas de 2022, a votação do PAN caiu para 1,58% (88.127 votos), o que lhe permitiu eleger apenas uma deputada pelo círculo de Lisboa - a líder, Inês de Sousa Real.

Nas eleições legislativas de 2024, o partido registou uma ligeira recuperação no número de votos, atingindo os 126.125. No entanto, manteve-se representado por apenas uma deputada, Sousa Real. Em 2025, a tendência inverteu-se, com uma nova queda no apoio eleitoral para 1,43% dos votos (86.930), resultando, mais uma vez,apenas na eleição da sua líder.

Liderança:

Paulo Borges foi o primeiro líder do partido (na altura o cargo era o de presidente), e André Silva foi porta-voz do PAN durante sete anos, entre 2014 e 2021.

A atual líder do PAN é Inês de Sousa Real, que ocupa o cargo há quatro anos.

Órgãos estatutários:

O Congresso Nacional é o órgão máximo do PAN, que reúne de dois em dois anos. A este órgão cabe eleger a Comissão Política Nacional, o Conselho de Jurisdição Nacional e o porta-voz do partido, alterar estatutos e definir a orientação política e os objetivos programáticos do PAN.

A Comissão Política Nacional é o órgão máximo de direção política entre congressos. De acordo com os estatutos atuais, é composto por 27 membros, eleitos proporcionalmente com base nos resultados das listas apresentadas.

A Comissão Política Permanente, composta por sete elementos da confiança do líder, é o órgão que assegura a "gestão administrativa e a direção quotidianas do PAN, nomeadamente a ligação com as representações parlamentares nacional e europeu e a aplicação das deliberações da Comissão Política Nacional, cabendo-lhe ainda designar representantes nacionais do PAN, elaborar o orçamento e o relatório e contas".

Ao Conselho de Jurisdição Nacional, eleito em congresso e composto por três membros, cabe "zelar, a nível nacional, pelo cumprimento das disposições constitucionais, legais, estatutárias e regulamentares".

São também órgãos do PAN as assembleias e comissões políticas regionais, as assembleias e comissões políticas distritais e as assembleias e comissões políticas concelhias.

Número de filiados:

Não foi divulgado pelo partido.

Fontes: Página do PAN na 'internet', informação disponibilizada pelo partido, página do Tribunal Constitucional na 'internet' e resultados eleitorais disponibilizados pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna.

Leia Também: Após meses de tensão interna, PAN reúne-se hoje para eleger direção

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2907640/do-melhor-resultado-em-legislativas-a-deputada-unica-a-ficha-do-pan#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes