Do conforto ao sofrimento. Phil Foden salva Manchester City de descalabro
- 29/11/2025
O Manchester City evitou, na tarde deste sábado, aquele que seria o sexto tropeção na luta pelo título da Premier League. Com Ruben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes a alinharem de início, a formação de Pep Guardiola teve de sofrer para vencer na receção ao Leeds (3-2), em jogo da 13.ª jornada e pode tirar proveito do embate entre Chelsea e Arsenal, agendado para a tarde de domingo.
O City até entrou a todo o gás na partida e precisou de apenas um minuto para abrir o marcador no Etihad Stadium.
Matheus Nunes percorreu o corredor direito para assistir, com toda a calma, Phil Foden para o primeiro golo da partida.
Ainda na primeira parte foi a vez de Josko Gvardiol (25') inscrever o nome na lista dos marcadores. Na sequência de um canto batido a partir da esquerda, o internacional croata saltou mais alto que tudo e todos e ampliou a vantagem caseira, embora o lance tenha sido analisado durante vários minutos pelo VAR.
Tudo mudou após o intervalo
O triunfo parecia encaminhado para o Manchester City, mas a entrada de Dominic Calvert-Lewin mudou tudo na partida. O internacional inglês reduziu aos 49 minutos, apenas quatro depois de ter entrado, e viu Lukas Nmecha restabelecer o empate.
Aos 67 minutos, o avançado alemão foi chamado a converter uma grande penalidade, mas só levou a melhor no cara a cara com Gianluigi Donnarumma na recarga.
O empate deixou o Etihad em choque, mas os descontos trouxeram uma elevada dose de alívio aos adeptos da casa.
Phil Foden (90'+1) decidiu chamar a si o protagonismo e no meio de tantas pernas conseguiu descobrir o local certo para enviar a bola para o canto inferior esquerdo da baliza do Leeds.
Do conforto ao sofrimento, Foden evitou assim o descalabro do Manchester City e garantiu três importantes pontos.
Como fica a tabela?
Com esta vitória, o Manchester City isola-se no segundo lugar e fica a espera do desfecho na partida entre Chelsea e Arsenal, terceiro e primeiro classificado, respetivamente.
Os cityzens totalizam agora 25 pontos e ficam, de forma provisória, com mais dois do que o Chelsea e a quatro do que o Arsenal.
Na próximas duas jornadas, entre terça-feira e sábado, a equipa comandada por Pep Guardiola vai medir forças com o Fulham, de Marco Silva, no Craven Cotttage, e o Sunderland, no regresso ao Etihad Stadium.
Por seu turno, o Leeds prossegue com 11 pontos no 18.º e antepenúltimo lugar, abaixo da linha de água. Ou seja, o conjunto orientado por Daniel Farke continua em zona de descida e pode ver os rivais diretos West Ham, Nottignha Forest e Fulham distanciarem-se no decurso desta 13.ª jornada da Premier League.
Refira-se, ainda, que o Manchester City vinha de uma série de duas derrotas consecutivas, uma na Premier League, frente ao Newcastle, e outra na Liga dos Campeões, diante do Bayern Leverkusen. Ambas com o mesmo resultado (0-2).
[Notícia atualizada às 17h15]
Leia Também: Do conforto ao sofrimento. Phil Foden salva Manchester City de descalabro













