Dizer palavrões faz bem à saúde mental, diz estudo (mas há um senão)

  • 14/02/2026

Dizer palavrões, na verdade, pode até nem ser assim tão mau. Isto foi o que um estudo da Associação Americana de Psicologia apurou, noticia o Real Simple. Segundo os investigadores, dizer palavrões tem o potencial de desbloquear uma força oculta. 

 

"Em muitas situações as pessoas reprimem-se - consciente ou inconscientemente - e deixam de usar toda a sua força", destaca o autor do estudo, Richard Stephens. "Dizer palavrões é uma maneira fácil de nos sentimos mais concentrados, confiantes, menos distraídos e de nos arriscarmos mais", afirmou. 

Veja, de seguida, os benefícios de dizer palavrões

1. Ajuda a aumentar a força

Este impulso poderá ser útil na realização de tarefas que exigem força, como empurrar móveis, praticar determinados desportos ou na reabilitação física. Resumindo, em situações que requerem coragem e assertividade. 

"Dizer palavrões pode ajudar as pessoas a 'não se conterem' quando o desempenho máximo é necessário", realçam os investigadores. 

2. Alivia o stress

Vários estudos indicam que dizer palavrões pode ajudar a aliviar o stress e a tensão.

Segundo a psiquiatra Maya Reynolds, os palavrões "externalizam as emoções fortes em vez de suprimi-las, como a raiva, dor ou frustração". "Dizer palavrões dá uma expressão à turbulência interna, o que ajuda o sistema nervoso a libertar o stress e a tensão", sublinha. 

A médica Aubrey B. Hunt afirma que "o cérebro processa os palavrões de forma diferente do que a linguagem neutra, o que ativa os centros emocionais responsáveis pela libertação de sentimentos reprimidos".

3. Pode ajudar a diminuir a dor

Dizer palavrões poderá também aumentar a tolerância à dor, conforme realçou um estudo de 2022. Os pesquisadores perceberam que não só o limiar da dor de uma pessoa aumenta quando diz um palavrão, como a sua perceção da dor diminui. 

4. Pode melhorar o desempenho físico

Na mesma perspetiva, uma vez que a perceção da dor diminui quando alguém diz palavrões, isto permite que continue a exercitar-se, apesar do esforço que tal exige. 

"[Dizer palavrões] pode também libertar endorfinas que dão mais força para concluir a tarefa em questão", afirma a psicóloga Patrice Le Goy.

Contudo, vale a pena realçar que existem momentos e lugares certos para este tipo de linguagem. Os benefícios para a saúde mental é mais provável quando o uso é ocasional e socialmente apropriado. 

O que o disfarce de Carnaval diz sobre si? Psicologia explica

O que o disfarce de Carnaval diz sobre si? Psicologia explica

Ao contrário do que pensa, no Carnaval não está mascarado de uma personagem. Segundo a psicologia, a caracterização que escolhe para esta festividade pode dizer muito sobre si: Sobre o que já viveu e aquilo que ambiciona.

Inês Morais Monteiro | 16:02 - 10/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2936995/dizer-palavroes-faz-bem-a-saude-mental-diz-estudo-mas-ha-um-senao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes