Divulgadas novas imagens do momento em que deflagrou fogo em bar na Suíça
- 23/01/2026
Novas imagens mostram o momento em que o incêndio no bar em Crans-Montana, na Suíça, se começou a propagar pelo teto. A tragédia aconteceu na madrugada de 1 de janeiro, num estabelecimento numa estância de esqui.
As imagens foram obtidas pelo canal francês BFM TV e divulgadas esta sexta-feira. O vídeo, que pode ver mais abaixo, mostra os funcionários numa fila com as garrafas que continham as velas de foguete, responsáveis pelo incêndio ter deflagrado.
O incêndio fez quarenta mortos, metade dos quais menores de idade, deixando também mais de 100 outras pessoas feridas.
Incendie de Crans-Montana: "J'ai attendu quatre jours", déplore la mère de Giovanni, décédé dans l'incendie du Constellation pic.twitter.com/LgT8rrVhdy
— BFM (@BFMTV) January 23, 2026
De acordo com o canal francês, as imagens foram gravadas por um jovem de 15 anos que sobreviveu à tragédia e foi ouvido pelas autoridades. As imagens deste adolescente, que estava no local com amigos, foram gravadas à 1h27, pelo menos um minuto depois daquilo que as autoridades estimam que tenha sido o início do incêndio.
Posteriormente à divulgação destas novas imagens, a BFM TV avançou também esta sexta-feira que Jacques Moretti, coproprietário do bar La Constellation, deverá sair em liberdade ainda esta tarde. O dono ficou em prisão preventiva depois de ter sido ouvido num tribunal de Sion, na Suíça. A coproprietária e esposa, Jessica Moretti, ficou desde logo em liberdade condicional. A fiança para o dono estaria nos cerca de 216 mil euros.
Jacques e Jessica Moretti estão a ser investigados por homicídio por negligência, lesões corporais por negligência e incêndios por negligência.
Na tragédia daquela localidade alpina, além das 40 vítimas mortais, na sua maioria menores de idade, outras 116 pessoas ficaram feridas, a grande maioria com queimaduras graves.
Segundo as investigações preliminares, o incêndio teve origem em artefactos pirotécnicos que incendiaram a espuma de isolamento acústico que cobria o teto, fazendo propagar as chamas por todas as instalações do local de divertimento noturno.
Leia Também: "Comovente". Jovem ferida em Crans-Montana reconhece os pais após coma














