"Ditaduras sanguinárias". CDS do lado dos presos políticos da Venezuela

  • 29/01/2026

A posição foi assumida pelo deputado João Almeida durante a sessão plenária no parlamento, em que o CDS-PP destacou, durante o período de declarações políticas, a situação dos portugueses detidos pelo regime de Nicolás Maduro e que ainda não foram libertados.

 

"São portugueses, são presos políticos e são vítimas da repressão do regime comunista, criminoso e opressor de Maduro", começou por afirmar, apontando a "obrigação de solidariedade e imperativo de ação para com estes compatriotas".

O tema mereceu elogios das bancadas à direita, com Rui Paulo Sousa, do Chega, a afirmar que "Donald Trump confrontou o regime de forma direta, enquanto a Europa hesitou".

Na resposta, João Almeida argumentou que não é possível combater "ditaduras sanguinárias e regimes opressores" com "proclamações diplomáticas", defendendo a necessidade de ação, uma posição que motivou críticas do Livre.

"Diz que a Venezuela foi libertada, mas o que aconteceu não foi isso, foi um ataque de uma potência estrangeiro a um outro Estado soberano", atirou Patrícia Gonçalves.

Ao apelo da deputada à defesa do direito internacional, João Almeida insistiu que "quando é para libertar, é para libertar".

"Temos de saber de que lado estamos. A senhora deputada está do lado da condenação do presidente dos Estados Unidos, eu estou do lado da defesa dos presos políticos", respondeu.

Durante a declaração política do CDS-PP houve também trocas de acusações entre as bancadas da direita e da esquerda, com deputados do PSD e CDS-PP a apontarem o silêncio de alguns partidos, e do BE em particular, quanto à situação no Irão, em contraste com a defesa da Palestina.

João Almeida chegou mesmo a mencionar a antiga líder do BE, Mariana Mortágua, e a sua participação na flotilha para Gaza, acusando-a de defender causas apenas quando "úteis nos seus combates político-partidários", motivando um pedido de defensa da honra do deputado único do partido, Fabian Figueredo, que assegurou que o BE "está há anos solidário com a causa da emancipação do povo iraniano".

Da direita à esquerda, também Rui Rocha, da IL, apontou a mira ao lado oposto do hemiciclo, acusando o PCP de ser cúmplice com o regime de Nicolás Maduro.

O Chega centrou a sua declaração política nas questões da defesa, com o deputado Pedro Pessanha a argumentar que o país vive hoje uma "encruzilhada histórica" com um contexto geopolítica que exige uma "visão clara do papel que quer desempenhar na arquitetura da segurança europeia e atlântica".

Sobre o interesse norte-americano na Gronelândia, Pedro Pessanha defendeu que "não serão equívocos ou más interpretações circunstanciais que irão alterar o futuro deste território europeu", pedindo que estes equívocos sejam "ultrapassados com diálogo, cooperação e, sobretudo, diplomacia construtiva".

O PCP, pela líder parlamentar Paula Santos, abordou a ferrovia nacional na sua declaração política, para criticar a intenção do Governo de subconcessionar as linhas suburbanas em Lisboa e no Porto, afirmando que essa opção compromete "a lógica de solidariedade e de coesão territorial" da operação da CP.

"Com este anúncio de subconcessão de linhas da CP, o Governo insiste num modelo que já comprovou ser prejudicial para as populações", disse, argumentando que no Reino Unido o executivo teve de reconhecer o erro de gastar "milhões de libras a alimentar os que parasitam os recursos públicos" na ferrovia e voltar atrás com essa opção.

Na sua declaração política, o deputado do PSD Cristóvão Norte, falou do Algarve, para salientar o "maior programa de investimento público" que a região já conheceu, dando como exemplo os avanços para a construção do novo hospital, a aposta em políticas de habitação e as políticas para combater a seca na região.

Leia Também: Trump anuncia reabertura do espaço aéreo comercial da Venezuela

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2928909/ditaduras-sanguinarias-cds-do-lado-dos-presos-politicos-da-venezuela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes