Disse o que não devia? Ex-Benfica envolvido em polémica na Alemanha
- 10/01/2026
Luca Waldschmidt está no centro da mais recente polémica do futebol alemão. O antigo jogador do Benfica foi castigado pelo treinador do Colónia, Lukas Kwasniok, ficando excluído da lista de convocados para o jogo com o Heidenheim, agendado para este sábado, adianta a Sky Sport.
Na origem da decisão, explica o canal alemão, está uma entrevista de Waldschmidt a um jornal local, onde se queixa da falta de tempo de jogo que está a ter na presente temporada, mesmo sendo um dos jogadores mais influentes na equipa no que ao número de golos e assistências diz respeito.
"É claramente muito pouco. Mesmo assim, continuo a tentar mostrar os meus pontos fortes dentro de campo quando estou a jogar. Na minha opinião, tenho feito isso muito bem até agora. Se olharmos para as minhas estatísticas, tenho um golo ou uma assistência a cada 74 minutos, o que não é nada mau. As decisões dele [do treinador] são, por vezes, difíceis de entender", afirmou o internacional alemão de 29 anos ao Kölner Express.
Ora, estas declarações caíram que nem uma bomba no Colónia, com o treinador a pedir uma reunião de emergência com Luca Waldschmidt na presença de Thomas Kessler. Lukas Kwasniok terá explicado o que levou a tomar a decisão de o riscar do próximo jogo, alertando para a falta de "sintonia" entre ambos.
De resto, a entrevista de Waldschmidt não será o único motivo para esta decisão drástica por parte do treinador do Colónia, uma vez que Kwasniok entende que o ex-Benfica não está a saber gerir as expectativas, ainda segundo o relato da Sky Sports.
Das ist ein echter Hammer: Köln-Trainer Lukas #Kwasniok hat nach Sky Sport Informationen Luca #Waldschmidt aus dem Kader für das Auswärtsspiel in Heidenheim geworfen.
— Sky Sport (@SkySportDE) January 9, 2026
ℹ️ Der 29 Jahre alte Stürmer deutete unter der Woche im Kölner Express an, dass er mit seinen Einsatzminuten… pic.twitter.com/DaVaOCzO4W
Nova oportunidade na próxima semana
Waldschmidt vai ficar de fora do jogo deste sábado, mas não será afastado do plantel. O avançado alemão terá nova oportunidade para se mostrar ao treinador na próxima semana e esta situação de confronto pode ficar sanada.
A cumprir a terceira temporada ao serviço do Colónia, Luca Waldschmidt contabiliza um saldo de três golos e duas assistências em 10 jogos disputados na Bundesliga, sendo que em apenas metade deles foi titular.
O ex-Benfica é, de resto, um dos elementos mais preponderantes da equipa, sendo apenas igualado por Said El Mala e Jakub Kaminski.
O avançado natural de Siegen, recorde-se, assinou uma curta passagem pelo Benfica, onde nunca chegou a ser figura consensual apesar de possuir capacidades acima da média.
No verão de 2020, a direção encarnada então liderada por Luís Filipe Vieira contratou Waldschmidt ao Friburgo por 15 milhões de euros. O jogador acabaria por sair no verão seguinte, regressando à Alemanha pela porta do Wolfsburgo a troco de 12 milhões.
Também sem conseguir impor-se no Wolfsburgo, Waldschmidt acabaria emprestado ao Colónia em 2023/24, convencendo este último clube a contratá-lo a título definitivo.
O Colónia, refira-se, encontra-se, neste momento, na 11.ª posição da Bundesliga, apesar do mau momento da temporada, uma vez que não vence há seis jogos consecutivos.
Esta tarde, a partir das 14h30 (hora de Portugal Continental) o conjunto orientado por Kwasniok vai tentar dar um pontapé na crise na visita ao Heidenheim, embora não possa contar com Waldschmidt.














