Dirigente de Hong Kong diz que o destino de Jimmy Lai é "perpétuo confinamento"

  • 16/12/2025

"O que o espera no futuro são a prisão e o perpétuo confinamento, o que poderá servir de consolo aos inúmeros corações que ele feriu", disse na segunda-feira Erick Tsang Kwok-wai.

 

Na segunda-feira, a justiça da região chinesa considerou Jimmy Lai, de 78 anos, culpado dos crimes de "publicações sediciosas" e conluio com entidades estrangeiras, ao abrigo da lei de segurança nacional imposta por Pequim em 2020.

O Tribunal Superior de Hong Kong marcou para 12 de janeiro uma audiência, com a duração máxima de quatro dias, onde a defesa de Lai poderá apresentar eventuais atenuantes, antes de a sentença ser conhecida.

Os três crimes de que Lai foi considerado culpado podem acarretar a pena de prisão perpétua e Erick Tsang garantiu não ter dúvidas que os três juízes, incluindo a lusodescendente Susana D'Almada Remedios, irão aplicar a pena máxima.

"Este veredicto também repõe a justiça para o povo de Hong Kong, para a nação e para as inúmeras pessoas prejudicadas pela violência negra", acrescentou o secretário.

'Violência negra' é uma expressão usada pelas autoridades do território em referência à cor do vestuário geralmente utilizado pelos manifestantes durante os protestos antigovernamentais e pró-democracia, por vezes violentos, de 2019.

A declaração de Erick Tsang surgiu numa mensagem publicada na conta na rede social Facebook do Gabinete para os Assuntos Constitucionais e do Continente. A mensagem em língua chinesa não foi replicada nas páginas oficiais do Governo.

Já hoje, o executivo de Hong Kong classificou como calúnias as críticas vindas do estrangeiro à condenação de Jimmy Lai.

"As forças externas não demonstraram qualquer respeito pelo julgamento independente do tribunal da RAEHK [Região Administrativa Especial de Hong Kong], que foi proferido com base em factos e provas", disse o Governo, num comunicado.

Na mesma nota, as autoridades garantiram que o tribunal "deixou claro, nas razões da sentença, que Lai Chee-ying não estava a ser julgado pelas suas opiniões ou crenças políticas".

Na sentença, com 855 páginas, os três juízes consideraram que o magnata de nacionalidade britânica fez "convites constantes" aos Estados Unidos para ajudar a derrubar as autoridades chinesas.

Na segunda-feira, a ministra dos Negócios Estrangeiros britânica, Yvette Cooper, pediu a "libertação imediata" de Jimmy Lai, e condenou o que disse ser uma "acusação com motivações políticas".

Também a diplomacia da União Europeia (UE) criticou a condenação de Lai, dizendo que "tem motivação política e é emblemática da erosão da democracia e das liberdades fundamentais em Hong Kong".

Durante o julgamento, que começou em dezembro de 2023, Lai declarou-se inocente e afirmou nunca ter defendido o separatismo ou a resistência violenta. Também negou ter apelado a sanções ocidentais contra a China e Hong Kong.

Leia Também: Hong Kong diz que Jimmy Lai não foi condenado por razões políticas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2904928/dirigente-de-hong-kong-diz-que-o-destino-de-jimmy-lai-e-perpetuo-confinamento#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes