Dirigente da F1 fala em "ano fenomenal" depois de luta a três até ao fim

  • 23/12/2025

Terminou há pouco mais de duas semanas a temporada de 2025 da Fórmula 1. Pela primeira vez na carreira, Lando Norris foi campeão, levando a melhor numa luta com Max Verstappen (Red Bull) e com o seu colega da McLaren, Oscar Piastri, que se estendeu até à derradeira corrida no GP de Abu Dhabi.

 

Numa coluna para o site oficial do campeonato, o presidente e diretor-executivo da F1, Stefano Domenicali, fez o balanço desta temporada que chegou ao fim com uma luta como há muito não se via.

O dirigente italiano falou de um "ano fenomenal", com três candidatos ao título que, em diferentes momentos, pareciam ter o maior favoritismo: "Antes da pausa de verão, parecia que Oscar Piastri seria o campeão do mundo. Depois, em outubro, parecia que Lando Norris o ia conseguir. E, depois, a meio de novembro, Max Verstappen estava numa missão e parecia que ia ganhar".

Stefano Domenicali considera que não faltou entusiasmo ao longo de uma época que também trouxe novos adeptos à modalidade, destacando ainda "novos projetos", como 'F1: O Filme' que estreou em junho.

Jovens pilotos convenceram

Os três pilotos que disputaram o título até ao GP de Abu Dhabi - Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri - são relativamente novos, e Stefano Domenicali conta com eles para animarem o campeonato "nos anos vindouros"... tal como a nova geração de pilotos que o convenceu em 2025: "Tivemos um ano incrível para os jovens. Todos mostraram a garra e determinação requeridas para ter sucesso na Fórmula 1", salientou.

Por outro lado, o dirigente máximo da F1 falou da abordagem para o futuro, garantindo que vão continuar a aparecer "ideias que não são convencionais" e a tentativa de "alcançar uma dimensão que, tradicionalmente, não nasceu para a F1" - mantendo sempre o foco nas corridas.

Sobre 2026, ano em que chegam regulamentos amplamente novos, Stefano Domenicali anteviu: "A hierarquia competitiva estará em aberto. E, no fim de contas, a pista irá mostrar onde estão todas as equipas. Tenho a certeza que a tua classificação na primeira corrida não será a tua classificação no fim do ano, de tão veloz e intensa será a corrida ao desenvolvimento".

Há novo campeão. Lando Norris fecha ano com chave de ouro e vence Mundial

Há novo campeão. Lando Norris fecha ano com chave de ouro e vence Mundial

Na última corrida do ano, um terceiro lugar foi suficiente para que Lando Norris, da McLaren, conquistar o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2025, apesar da vitória de Max Verstappen no GP Abu Dhabi.

Davide Rodrigues Araújo | 14:30 - 07/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/auto/2908790/lider-da-f1-fala-em-ano-fenomenal-depois-de-luta-a-tres-ate-ao-fim#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes