Diretor de medicina crítica demite-se e acusa ULS Alto Minho de desrespeito

  • 18/02/2026

Numa comunicação enviada à administração da ULSAM e aos profissionais de saúde, a que a agência Lusa teve hoje acesso, Pedro Moura, diz que aquelas "atitudes" da Direção Clínica (DC), em conluio com o restante conselho de administração [da ULSAM] estão na origem da "demissão de diretor de DMC e dos outros cargos inerentes à função", com efeitos a partir de segunda-feira.

 

Contactada pela Lusa, a administração da ULSAM refere ter aceitado O pedido de demissão do diretor do DMC, agradecendo "o trabalho desenvolvido no exercício das suas funções".

"O funcionamento do departamento encontra-se assegurado, estando a ser garantida a normal continuidade da prestação de cuidados aos utentes. Nesta fase, não existem mais informações a prestar", acrescenta.

Na comunicação, com data da última segunda-feira, Pedro Moura, explica que o "projeto" que pretendia implementar na DMC começou a ser colocado em causa, no verão de 2025, com "a substituição da diretora do Serviço de Urgência (SU) por um elemento da sua confiança com a desafetação absurda desse serviço do DMC, com riscos evidentes da perda do circuito do doente crítico, tão importante para os doentes, bem como para a manutenção da idoneidade formativa do Serviço Medicina Intensiva (SMI)".

Em novembro do ano passado, alega Pedro Moura, face à "perda de apoio à direção do SMI, originando a demissão do seu diretor criou uma crise inaceitável num serviço que estava pacificado há cerca de um ano e meio".

O médico diz ter sido alvo de "múltiplas situações de desrespeito institucional (...) por exemplo com a ausência de 'feedback' aos múltiplos projetos apresentados como um Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) para o doente crítico, reestruturação do SU/SMI ou a aplicação de Inteligência Artificial (IA) no DMC".

Pedro Moura aponta ainda "as dezenas de 'emails' não respondidos e também os projetos planeados para a Medicina Crítica em que não foi ouvido".

A "falta de alinhamento estratégico culminou com a nomeação, este mês, de "um outro elemento para a direção do SMI com um projeto diferente" do de Pedro Moura e cujo teor desconhece.

"Acrescendo o facto de apenas ter sido informado pela circular 17/2026, sem nenhum outro contacto por parte do júri (telefónico, e-mail ou sequer publicação na página dos concursos da ULSAM)", frisa o médico.

Pedro Moura refere ser médico "no Hospital de Santa Luzia de Viana do Castelo há 28 anos" e que a sua prática sempre se pautou pela urbanidade e respeito por todos".

"Privilegiei sempre a aquisição das competências necessárias às funções desempenhadas e dediquei-me com afinco aos doentes e à instituição, muitas vezes à custa de esforço pessoal e familiar, com custos elevados para a minha própria saúde, não podendo nunca ser acusado (honestamente) de falta de compromisso com a ULSAM e com o DMC/SMI", sublinha, acrescentando que estará "sempre, disponível para colaborar com a ULSAM, se assim for ajustado às pretensões da gestão de topo".

Leia Também: Arquivado inquérito a enfermeiro da ULS Alto Minho suspeito de assédio

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2941153/diretor-de-medicina-critica-demite-se-e-acusa-uls-alto-minho-de-desrespeito#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes