"Direi de forma clara ao Governo sobre como deveria ter feito e não fez"
- 06/02/2026
"Eu direi de forma muito clara ao primeiro-ministro, no debate que terei com ele na Assembleia da República, aquilo que há a dizer. E há muito a dizer ao primeiro-ministro e ao Governo sobre como deveria ter feito e não fez", frisou José Luís Carneiro, na apresentação do livro "O Populismo", da autoria de José António Figueiredo, no Clube Fenianos Portuenses.
Segundo o líder socialista, este não é o momento para pedir responsabilidades, mas também não é tempo de esconder aquilo que correu mal.
"E foram muitas as coisas que correram mal na resposta à crise", sustentou.
Em sua opinião, há muitas coisas que devem ser esclarecidas, mas agora é o momento de "arregaçar as mangas", meter mãos à obra, apoiar e proteger as pessoas e garantir a sua segurança e as suas condições de vida.
É o momento de procurar garantir que os apoios e a proteção que o Governo prometeu chegue às populações, assinalou, acrescentando que o PS "tudo fará" para que esses cheguem.
Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 para 68 concelhos, voltando a ser prolongada até 15 de fevereiro.
Leia Também: Carneiro pede aos portugueses para que participem ativamente nas eleições













