Diogo Costa ergueu muro no FC Porto, mas Pavlidis é 'besta negra'
- 12/01/2026
O Clássico da próxima quarta-feira no Estádio do Dragão entre o FC Porto e o Benfica, que é relativo aos quartos de final da Taça de Portugal, vai colocar frente a frente Diogo Costa e Vangelis Pavlidis, cujas missões dentro das quarto linhas são diametralmente diferentes.
De um lado da barricada vai estar o grande goleador da presente edição do campeonato português, contra o guarda-redes que menos golos sofreu na I Liga na edição deste ano da competição.
Por esta altura, o avançado grego do Benfica soma 17 remates certeiros, sendo o goleador isolado da I Liga com mais dois golos do que Luis Suárez, do Sporting. Já Diogo Costa conta com quatro golos sofridos esta época... e nenhum deles apontado por Pavlidis.
Abraham Marcus (Estrela da Amadora), Víctor Gómez (Sporting de Braga) e Alanzinho (Moreirense) foram os senhores que marcaram ao guarda-redes do FC Porto na I Liga. O quarto golo foi um autogolo e foi apontado por Nehuén Pérez no Clássico diante do Sporting (1-1). Se alargamos a análise a todas as competições, Diogo Costa sofreu apenas 10 golos em jogos do FC Porto esta temporada, subindo para 17 se juntarmos a seleção nacional.
Reencontro com Pavlidis... que já lhe marcou três golos
De resto, a boa forma de Diogo Costa pode ser uma arma fundamental para o FC Porto sair vitorioso do Clássico diante do Benfica. Ainda assim, o guarda-redes pode não estar a 100% para o duelo na Taça de Portugal.
É que o internacional por Portugal ficou de fora das opções do FC Porto no teste particular com o Farense, inserido no estádio de meio de época dos dragões no Algarve, devido a uma pancada na zona da anca sofrida frente ao Santa Clara. O problema não é grave e Diogo Costa pode estar apto para o jogo no Dragão. Ainda assim, Cláudio Ramos, que foi opção ante os algarvios, pode avançar em caso de indisponibilidade do compatriota.
Caso Diogo Costa seja o jogador escolhido por Francesco Farioli para integrar o onze inicial na próxima quarta-feira, o guarda-redes vai enfrentar Pavlidis pela quarta vez desde que o grego se mudou para Portugal. Apesar do avançado do Benfica ter ficado em branco no jogo da oitava jornada da I Liga (0-0), a verdade é que o helénico sabe marcar a Diogo Costa.
No duelo no Estádio do Dragão na época passada para o campeonato, Vangelis Pavlidis marcou três golos a Diogo Costa, contribuindo de forma decisiva para o que foi uma derrota humilhante do FC Porto diante do Benfica (1-4), um desaire que praticamente afastou os portistas das contas do título de campeão que haveria de ser alcançado pelo Sporting.
Resta agora saber quem leva a melhor no reencontro de quarta-feira. O jogo entre o FC Porto e o Benfica tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental) e vale um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal.














