Dinamarqueses saem à rua em apoio à Gronelândia: "Não está à venda"

  • 17/01/2026

Milhares de dinamarqueses saíram este sábado, dia 17 de janeiro, às ruas - em diversas cidades - para demonstrarem apoio à Gronelândia depois da vontade (e das ameaças) de Donald Trump em anexar o território. 

 

Em Copenhaga, capital da Dinamarca, os manifestantes envergaram a bandeira da ilha ártica enquanto entoavam cânticos como "A Gronelândia não está à venda" e mostravam cartazes onde se poderia ler "Tira as mãos da Gronelândia, Trump", conta a Reuters

O protesto concentrou-se na câmara municipal e seguiu para a embaixada dos Estados Unidos em Copenhaga. Veja as imagens na galeria acima.

De acordo com as autoridades, cita a mesma agência, cerca de 17 mil gronelandeses vivem na Dinamarca.

Recorde-se que a Casa Branca não descartou a possibilidade de tomar o território pela força e afirmou, no início desta semana, que qualquer coisa menos do que a Gronelândia nas mãos dos Estados Unidos seria "inaceitável".

Na sexta-feira, durante um evento na Casa Branca sobre cuidados de saúde rurais, Donald Trump ameaçou os aliados europeus que não aceitarem o controlo norte-americano da Gronelândia com tarifas sobre produtos farmacêuticos.

"Posso fazer o mesmo com a Gronelândia (...) Posso aplicar tarifas a países que não concordarem com a Gronelândia, porque precisamos da Gronelândia para a segurança nacional. Então, posso fazer isso", avisou.

Trump ameaça tarifas para países que rejeitem plano para a Gronelândia

Trump ameaça tarifas para países que rejeitem plano para a Gronelândia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou, esta sexta-feira, os países que não alinhem com o plano de Washington em controlar a Gronelândia. Declaração surge depois de Trump se reunir com uma delegação da Dinamarca, país ao qual pertence a Gronelândia.

Ana Teresa Banha com Lusa | 16:05 - 16/01/2026

Por sua vez, o senador democrata norte-americano Chris Coon, que lidera uma delegação na Dinamarca do Congresso dos Estados Unidos com representantes Democratas e Republicanos, assegurou este sábado que "não há ameaças atuais à segurança da Gronelândia".

Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), o senador democrata, eleito por Delaware, procurou "tranquilizar a Dinamarca", após a ameaça do presidente norte-americano de punir com tarifas os países que não apoiassem a tomada de posse daquela ilha estratégica do Ártico pelos Estados Unidos.

Coons pediu ainda ao povo dinamarquês para "não abandonar a sua fé no povo americano", acrescentando que os EUA respeitam a Dinamarca e a NATO "por tudo" o que os Estados Unidos e a Dinamarca fizeram juntos.

Senador dos Estados Unidos garante que

Senador dos Estados Unidos garante que "não há ameaças à Gronelândia"

O senador democrata norte-americano Chris Coon, que lidera uma delegação na Dinamarca do Congresso dos Estados Unidos com representantes Democratas e Republicanos, assegurou hoje que "não há ameaças atuais à segurança da Gronelândia".

Lusa | 14:47 - 17/01/2026

De lembrar que, no início desta semana, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca e da Gronelândia reuniram-se em Washington com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio.

O encontro não aproximou os dois países no que toca à questão da Gronelândia, mas foi conseguido um acordo para criar um grupo de trabalho, embora Washington e Copenhaga tenham apresentado opiniões públicas divergentes sobre os objetivos daquele grupo.

Reunião sobre Gronelândia?

Reunião sobre Gronelândia? "Concordaram em discordar", diz Dinamarca

O ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, classificou hoje como "franca e muito construtiva" a reunião com o Governo norte-americano, em Washington, sobre o futuro da Gronelândia.

Lusa | 19:25 - 14/01/2026

Já os líderes europeus insistem que cabe apenas à Dinamarca e à Gronelândia decidir sobre questões relativas ao território, tendo a Dinamarca afirmado, esta semana, que está a aumentar a presença militar na Gronelândia, em cooperação com Aliados.

A Gronelândia é um território autónomo sob soberania da Dinamarca, estrategicamente localizado no Ártico, com uma população de cerca de 50 mil pessoas.

Gronelândia. Ministra dinamarquesa junta-se aos protestos:

Gronelândia. Ministra dinamarquesa junta-se aos protestos: "Ameaça real"

Milhares de pessoas juntaram-se hoje no centro de Copenhaga para uma marcha de protesto que terminou em frente à embaixada dos Estados Unidos para exigirem que os norte-americanos recuem nas ameaças de compra ou tomada pela força da Gronelândia.

Lusa | 16:14 - 17/01/2026

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921245/dinamarqueses-saem-a-rua-em-apoio-a-gronelandia-nao-esta-a-venda#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes