Dinamarca recusa abrir negociações com Estados Unidos sobre Gronelândia

  • 21/01/2026

Em declarações publicadas pelo jornal dinamarquês Berlingske, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, afastou esta possibilidade e indicou que Copenhaga "manterá os acordos alcançados" na recente reunião na Casa Branca com o vice-presidente norte-americano, JD Vance, e com o secretário de Estado, Marco Rubio.

 

"O acordo que alcançámos em Washington na semana passada é iniciarmos discussões de alto nível para abordar conjuntamente a situação na Gronelândia, respeitando a linha vermelha da soberania gronelandesa", declarou Rasmussen.

Donald Trump esclareceu hoje, durante o seu discurso no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, que não pretende usar a força para capturar a Gronelândia, após o ter admitido no passado e sido evasivo a este respeito nos últimos dias.

Em reação, o chefe da diplomacia de Copenhaga considerou que se trata de um passo positivo, embora tenha avisado que o líder norte-americano mantém intacta a sua posição sobre a Gronelândia, apesar da oposição do seu Governo, das autoridades da ilha e dos principais países europeus.

Durante o seu discurso em Davos, Donald Trump manteve, porém, a pressão para se chegar a um acordo de aquisição do território, insistindo que a Dinamarca não está em condições de garantir a segurança da ilha e da região do Ártico.

"Agora têm uma escolha: podem dizer sim, e nós agradeceremos, ou dizer não, e lembrar-nos-emos disso", advertiu o político norte-americano, que reiterou a ambição do que chamou de "pedaço de gelo" para "proteger o mundo".

Apesar deste argumento, a maioria dos aliados da NATO continuam a rebater as ameaças da Casa Branca e hoje o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, e o secretário-geral da Aliança Atlântica, Mark Rutte, reafirmaram em conjunto o seu apoio à soberania e integridade territorial da Dinamarca, incluindo a Gronelândia.

O gabinete do chefe do Governo de Otava declarou em comunicado que, durante uma reunião em Davos, Carney e Rutte "sublinharam que as decisões sobre o futuro da Gronelândia devem ser tomadas pela Gronelândia e pela Dinamarca".

Embora a declaração não mencione explicitamente os Estados Unidos e Donald Trump, os dois políticos descreveram a situação enfrentada pela NATO como "um teste", que deve ser respondido com a garantia da segurança no Ártico, "incluindo a aceleração de novos investimentos no flanco noroeste da Aliança".

O primeiro-ministro canadiano referiu que o seu país está a quadruplicar as suas despesas com a defesa nas próximas décadas, o que abrange o reforço da soberania do país sobre as suas regiões árticas.

Durante o encontro à margem do Fórum Económico Mundial, Carney e Rutte discutiram ainda a situação na Ucrânia e as negociações de paz em curso, reafirmando a importância do apoio da NATO a Kiev enquanto enfrenta a invasão russa.

Leia Também: Ambição de Trump na Gronelândia? "Mantém-se intacta", diz Dinamarca

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923793/dinamarca-recusa-abrir-negociacoes-com-estados-unidos-sobre-gronelandia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes