Dinamarca promete "contribuição substancial" para nova missão da NATO

  • 11/02/2026

"Iremos dar uma contribuição substancial", disse num comunicado o ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, referindo que o apoio será definido em coordenação com os restantes países aliados.

 

A missão, denominada "Arctic Sentry" (Sentinela do Ártico), surge como uma iniciativa para demover o Presidente norte-americano, Donald Trump, da intenção de se apoderar da Gronelândia, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

A Gronelândia é um território autónomo da Dinamarca, país que faz parte da NATO, a sigla por que é conhecida a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

"Devemos manter esta dinâmica para garantir que o Ártico seja tido em conta a longo prazo nos planos e exercícios da NATO", defendeu o ministro dinamarquês.

A nova missão da NATO vai integrar o exercício "Arctic Endurance", liderado por Copenhaga, o que irá "reforçar consideravelmente" o flanco norte da Aliança e da Dinamarca, considerou o comandante das forças dinamarquesas.

"O objetivo é demonstrar a capacidade de dissuasão da NATO na parte norte da zona de responsabilidade da Aliança", disse o general Michael Wiggers Hyldgaard, citado no mesmo comunicado.

Também a Finlândia, que partilha uma fronteira de 1.340 quilómetros com a Rússia, saudou a iniciativa da NATO.

"É importante para a Finlândia que a NATO disponha de uma dissuasão e de uma defesa sólidas na região ártica e que seja capaz de responder, em particular, à ameaça russa", afirmou o Ministério da Defesa finlandês.

O ministério alertou ainda que a China procura reforçar o seu papel na região.

O ministro da Defesa finlandês, Antti Hakkanen, já tinha antecipado à AFP na terça-feira que esperava uma "discussão rigorosa no seio da NATO" sobre a forma e a dimensão da participação dos países aliados no Ártico.

A NATO anunciou que a nova missão foi decidida após um encontro entre Donald Trump e o secretário-geral da organização, Mark Rutte, em Davos, na Suíça, em janeiro.

Na ocasião, "os dois líderes concordaram que a NATO deveria assumir coletivamente mais responsabilidades" na região, face às pretensões russas e ao "interesse crescente" da China, segundo um comunicado do comando supremo das forças aliadas na Europa.

A Rússia reagiu ao anúncio, declarando que tomará contramedidas, incluindo de "natureza militar", caso os países ocidentais reforcem a presença militar na Gronelândia.

A nova operação, inspirada nos modelos lançados no mar Báltico ou no flanco oriental da NATO, era uma das opções evocadas para reforçar a segurança no Ártico, uma das razões citadas por Trump para querer anexar a Gronelândia.

Trump renunciou, entretanto, à intenção de se apoderar pela força da ilha, um território autónomo da Dinamarca, país membro da NATO.

As ameaças de Trump relativas à Gronelândia provocaram uma das crises mais graves da história da Aliança Atlântica, fundada em 1949.

Leia Também: Milhares de pessoas protestam na Dinamarca contra declarações de Trump

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2937596/dinamarca-promete-contribuicao-substancial-para-nova-missao-da-nato#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes